Direitos da criança e a educação

notas iniciais para pensar a vida na pandemia

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11683

Resumo

O presente texto tem por objetivo ampliar a compreensão sobre os desafios que ainda se mostram presentes em relação à efetivação dos direitos das crianças brasileiras, no período em que o mundo vivencia uma situação de profundas transformações decorrentes da pandemia do covid-19. Considerando o ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa trinta anos de existência, recorremos à análise dos diferentes textos legais que culminaram no atual conjunto normativo de proteção integral à infância e dos desafios impostos à efetivação do direito à educação, neste período em que o ensino presencial foi substituído pelo ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alves BIASOLI, UNICID

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUCSP, pós-doutorado em Educação pela UNICID; educadora no Serviço Social da Indústria SESISP.

Clarilza Prado de SOUSA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Currículo pela PUCSP, pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales e pela Maison des Sciences de L´Homme; professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

BIASOLI, K. A. .; SOUSA, C. P. de . Direitos da criança e a educação: notas iniciais para pensar a vida na pandemia . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–25, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11683. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11683. Acesso em: 24 abr. 2024.