Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-12-01. Leia a versão mais recente.

Representação social de polícia por crianças que frequentam creche em favela

Social representation of “police” by children from a daycare in a favela

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.11235

Resumo

O estudo investigou as representações sociais de polícia para crianças de uma creche, situada em uma favela do Rio de Janeiro. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais em diálogo com a perspectiva da psicologia do desenvolvimento, na abordagem vigotskyana. Dez crianças participaram, optando-se pela análise microgenética, e para a produção dos dados foram filmadas as interações estabelecidas em brincadeiras. Foram selecionados três episódios em que há referência à polícia. As metáforas, “leão ferroz”, “cachorro latindo” e “Caveirão”, revelaram imagens da polícia “má”, “perigosa”, que “machuca” e “mata”, gerando medo. O contexto social foi fundamental para o estudo da representação social de polícia, a qual não inspira a confiança das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Márcia do Nazareth Ferreira , Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ) - Bolsista Capes/Prosup.

Rita de Cássia Pereira LIMA, Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ)

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-12-01

Versões

Como Citar

DO NAZARETH FERREIRA, C. M. .; PEREIRA LIMA, R. de C. . Representação social de polícia por crianças que frequentam creche em favela: Social representation of “police” by children from a daycare in a favela. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–24, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.11235. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11235. Acesso em: 29 mar. 2024.