COORDENAÇÃO COM BOLA E CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL

Autores

  • Thaís Pereira de Castro thais-pereira7@hotmail.com
    Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/
  • Juan Carlos Pérez Morales jkperezmorales@gmail.com
    Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/
  • Schelyne Ribas da Silva schelys@hotmail.com
    Departamento de Educação Física da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/?l=fef
  • Pablo Juan Greco pablojgreco@gmail.com
    Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/

Palavras-chave:

Futsal, Coordenação Motora com Bola, Conhecimento Tático Processual

Resumo

Objetivou-se identificar os níveis de coordenação com bola e de conhecimento tático processual de praticantes de futsal. Participaram do estudo 24 jogadores de futsal do sexo masculino das categorias Sub-11 e Sub-13. Aplicou-se o procedimento de avaliação da coordenação com bola –PACB:1 e o teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva –TCTP:OE. O teste de Mann-Whitney reportou diferenças significativas entre as categorias para a capacidade coordenativa na tarefa drible/condução com a bola (U=37,5; Z=1,21; p=0,046; r=-0,40) e para o comportamento tático no item 01: movimenta-se procurando receber a bola (U=19,5; Z=-3,06; p=0,002; r=-0,62) para o item 5: pressiona ao adversário levando-o para os cantos do campo de jogo (U=16,00; Z=-3,34; p=0,001; r=-0,68), total de ações de ataque (U=28,5; Z=2,52; p=0,010; r=-0,51) e  total de ações de defesa (U=30,00; Z=-2,46; p=0,014; r=-0,50). Conclui-se que a categoria Sub-13 obteve melhores resultados em ambos os testes.

Biografia do Autor

Juan Carlos Pérez Morales, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Departamento de Esportes. Centro de Estudos em Cognição e Ação.

Pablo Juan Greco, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Departamento de Esportes. Centro de Estudos em Cognição e Ação.

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Pereira de Castro, T., Pérez Morales, J. C., Ribas da Silva, S., & Greco, P. J. (2017). COORDENAÇÃO COM BOLA E CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL DE CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL. Corpoconsciência, 21(2), 52–66. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5030

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