ANÁLISE DO VOLUME DE JOGO EM ATLETAS DE FUTSAL DO CAMPEONATO MUNDIAL
Palavras-chave:
Futsal, Volume de jogo, Treinamento, SubstituiçõesResumo
O futsal é uma modalidade coletiva e as várias mudanças em suas regras transformaram a dinâmica do jogo. O objetivo do trabalho foi analisar o volume de jogo parcial e total em atletas de futsal durante as fases eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal. Foram analisados oito jogos da Copa do Mundo de Futsal em 2012, a partir da fase quartas de finais. Com a utilização de um cronômetro progressivo, foram anotados os momentos de início e fim de atuação de cada jogador respeitando-se as interrupções. Os principais resultados apontam que os atletas que atuam até 4 minutos os gestos ocorrem de forma contínua e entre 15 e 20 minutos, de maneira intervalada. Os treinamentos para o futsal tendem a ter volume baixo e alta intensidade, o que se aproxima mais da realidade da partida, sendo que para a prescrição do treinamento faz-se necessário entender o modelo de jogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).