A DIMENSÃO AFETIVA NA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Fernando Vasque fernandovasqueufpr@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná
  • Marynelma Camargo Garanhani marynelma@ufpr.br
    Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Afetividade, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

Atualmente a afetividade é considerada como fundamental na relação ensino- aprendizagem, e no processo de formação de professores.  Assim a pesquisa, buscou responder: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico em autores que utilizam os estudos de Wallon, sobre a afetividade, no desenvolvimento humano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à pergunta pedagógica e a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados estruturou-se em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Conclui-se que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos, como fator motivacional, tanto para as crianças, quanto para os professores, além de ser benéfico para o desenvolvimento da criança e relação de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Vasque, F., & Garanhani, M. C. (2016). A DIMENSÃO AFETIVA NA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 20(2), 33–44. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4287