OS SABERES DO MOVIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DE CURITIBA-PARANÁ
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Física, Educação Infantil, Saberes do movimento do corpo infantilResumo
A pesquisa investigou saberes do movimento do corpo infantil na formação inicial de professores, visando identificar e compreender como são tratados por professores formadores que abordam estes saberes em 18 Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Curitiba-Paraná. O aporte teórico trouxe estudos de Marcelo García (1999, 2009) e Garanhani (2004, 2005 e 2010). A coleta de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 11 professores formadores e a organização da análise pelos eixos: 1) concepção de movimento, 2) fontes de saberes, 3) metodologia do ensino, 4) objetivos da disciplina, 5) compreensão do contexto de formação em Pedagogia. Em síntese, constatou-se que os professores formadores contemplam saberes diversificados, com enfoques teórico-metodológicos confusos, que nem sempre consideram especificidades da criança pequena. Revelou falta de conhecimento sobre o contexto de atuação dos futuros profissionais, indefinição em relação ao perfil profissional desejado e a necessidade de discussões que relevem a estrutura curricular destes cursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).