OS SABERES DO MOVIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DE CURITIBA-PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Educação Infantil, Saberes do movimento do corpo infantil

Resumo

A pesquisa investigou saberes do movimento do corpo infantil na formação inicial de professores, visando identificar e compreender como são tratados por professores formadores que abordam estes saberes em 18 Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Curitiba-Paraná.  O aporte teórico trouxe estudos de Marcelo García (1999, 2009) e Garanhani (2004, 2005 e 2010). A coleta de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 11 professores formadores e a organização da análise pelos eixos: 1) concepção de movimento, 2) fontes de saberes, 3) metodologia do ensino, 4) objetivos da disciplina, 5) compreensão do contexto de formação em Pedagogia. Em síntese, constatou-se que os professores formadores contemplam saberes diversificados, com enfoques teórico-metodológicos confusos, que nem sempre consideram especificidades da criança pequena. Revelou falta de conhecimento sobre o contexto de atuação dos futuros profissionais, indefinição em relação ao perfil profissional desejado e a necessidade de discussões que relevem a estrutura curricular destes cursos.

Biografia do Autor

Fabiola Berwanger, Secretaria Municipal da Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora de Educação Física da Rede Municipal (SME-PMC) e da Rede Particular de Ensino de Curitiba, e-mail: biaberwanger@hotmail.com

Marynelma Camargo Garanhani, UFPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora Adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e-mail: marynelma@ufpr.br

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Berwanger, F., & Garanhani, M. C. (2016). OS SABERES DO MOVIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DE CURITIBA-PARANÁ. Corpoconsciência, 20(1), 46–56. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4181