Perfil nutricional de pré-escolares matriculados em centros de educação infantil do município de diadema e sua correlação com alguns fatores biossocioeconômicos
Palavras-chave:
Nutrição, Escolares, Formação de ProfissionaisResumo
O objetivo deste estudo foi determinar o perfil pôndero–estatural de pré-escolares de dois Centros de Educação Infantil (CEI) de origem filantrópica e privada do município de Diadema e relacionar alguns fatores associados. A população estudada constituiu-se de 163 crianças de 2 a 5 anos, matriculadas em centros educacionais infantil do município de Diadema, SP. Foram aferidos peso e estatura das crianças e os responsáveis respnderam um questionario da levantamento de dados biossocioeconômicos. A prevalência de baixa estatura identificada pelo índice de estatura para idade foi semelhante entre os CEI, sendo 3,7% no CEI público e 3,9% nos privados (p>0,05). O excesso de peso avaliado pelo IMC para idade foi de 44,2% em pré-escolares de CEI privado e 32,9% em CEI público, enquanto que o baixo peso foi de 7,2% no CEI privado e 2,4% no CEI público. Esse estudo evidenciou uma alta prevalência de excesso de peso nos dois tipos de CEIs, sendo maior nas escolas particulares. O déficit estatural e de peso foi de baixa prevalência, no entanto o déficit de peso foi superior nas instituições particulares. Apresentou também a comprovação que o estado nutricional dos responsáveis reflete no estado nutricional das crianças. No entanto não demonstrou relação entre o perfil pondero estatural das crianças e aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo. O diagnóstico obtido através desta pesquisa é um subsidio para elaboração de medidas de intervenção nutricional direcionada às necessidades desta população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).