Avaliação do perfil nutricional de atletas de ginástica artística e sua associação com os transtornos alimentares
Palavras-chave:
Ginástica Artística, Perfil nutricional, Consumo alimentar, Transtorno alimentarResumo
O objetivo foi verificar o perfil nutricional das atletas de ginástica artística (GA), realizando avaliação pondero-estatural e de percentual de gordura somada à avaliação do consumo alimentar, e para avaliação do consumo alimentar foi aplicado um registro alimentar de três dias. Estes valores obtidos foram associados com a possível presença de transtorno de conduta alimentar e insatisfação com a imagem corporal. As atletas possuem idades entre 12 e 18 anos. Para avaliar a presença de transtorno de conduta alimentar utilizou-se o Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26) e para determinar a insatisfação com a imagem corporal, o Body Shape Questionary (BSQ). Ao avaliar o consumo de macronutrientes, alguns micronutrientes e energia, observou-se inadequação, com valores abaixo das recomendações diárias, exceto sódio que se apresentou adequado. Não houve associação do perfil nutricional das atletas com os resultados do BSQ e EAT-26, porém ressalta-se que o ambiente esportivo propício, a presença de colegas com evidências de alterações de conduta e imagem corporal, a inclusão dentro da faixa de idade de risco, e a ingestão deficiente já presente na maioria das participantes deste grupo são fatores que não devem ser ignorados, e, portanto tratados e prevenidos o mais rápido e eficientemente possível. Sugere-se a utilização deste modelo de trabalho como subsídio para futuros trabalhos com um número amostral ampliado para que possam ser pesquisadas possíveis associações entre o estado nutricional e os resultados de
BSQ e EAT-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).