Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física

Autores

  • Nara Rejane Cruz de Oliveira Unicamp
  • Adriana Maria Wan Stadnik UTFPR

Palavras-chave:

Lazer, Formação continuada, Viagens de estudo, Educação Física

Resumo

O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.

Downloads

Publicado

2010-05-13

Como Citar

Oliveira, N. R. C. de, & Wan Stadnik, A. M. (2010). Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física. Corpoconsciência, 11(2), 10-22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)