A LEI Nº 10.639/03 NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

POR UM CURRÍCULO AFRORREFERENCIADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Luciano Nascimento Corsino lucianocorsino@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Danieri Ribeiro da Rocha danierirribeiro@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20029


Palavras-chave:

Currículo Antirracista, Diáspora Africana, Cultura Negra, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla e tem como objetivo compreender como a Lei nº 10.639/2003 tem influenciado a produção acadêmica em Educação Física Escolar e identificar os principais desafios para a efetivação de um currículo afrorreferenciado. Para a realização da pesquisa, desenvolvemos uma Revisão Sistemática de Literatura com o suporte do protocolo PRISMA. Como bases de dados, utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e como critério de inclusão, consideramos todos os trabalhos com aderência que tiveram a Lei nº 10.639/03 como ponto de partida para investigação em Educação Física escolar. Após o processo de seleção, consideramos 10 dissertações as quais apresentaram discussões relevantes sobre a Educação Física escolar e a Lei nº 10.639/03. Os resultados revelam uma ampliação do campo da Educação Física escolar no que diz respeito a um currículo voltado à Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira. Ao mesmo tempo, desafios importantes à construção de um currículo antirracista, como a necessidade de formação inicial e continuada, melhores condições de trabalho e políticas antirracistas são identificados como necessários ao avanço da área.

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Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

A LEI Nº 10.639/03 NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: POR UM CURRÍCULO AFRORREFERENCIADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Corpoconsciência, 29, e20029. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20029

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