(AUTO)BIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19986Palavras-chave:
Relações Étnico-Raciais, Antirracismo, Formação de Professores/as de Educação FísicaResumo
A identidade racial no Brasil é marcada pelo mito da democracia racial o qual também se reflete no âmbito educacional. Com isso, surge a problemática: como a identidade étnico-racial de professorǝs é silenciada durante a trajetória educacional, e de que forma a formação docente em Educação Física pode contestar esse apagamento? Desse modo objetivamos, a partir da vivência de uma das autoras, compreender como sua identidade foi silenciada em seu percurso educacional e como a formação docente contribuiu para enfrentar esse apagamento. A metodologia, a partir da narrativa (auto)biográfica, se constitui como ato político e pedagógico de descolonização do corpo e do currículo, ao defender uma Educação Física que valorize a temática étnico-racial. Os resultados apontam para a construção de uma identidade docente comprometida com a diversidade. Concluindo que uma trajetória marcada por silenciamentos, descobertas e resistências, reconhece as marcas da ausência de uma formação antirracista.
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