(AUTO)BIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Joany Vitória Vieira dos Santos joanyvieira@alu.ufc.br
    Universidade Federal do Ceará
  • Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto stephanie_ce@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Luciana Venâncio luvenancio@ufc.br
    Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Sanches Neto luizsanchesneto@ufc.br
    Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19986


Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Antirracismo, Formação de Professores/as de Educação Física

Resumo

A identidade racial no Brasil é marcada pelo mito da democracia racial o qual também se reflete no âmbito educacional. Com isso, surge a problemática: como a identidade étnico-racial de professorǝs é silenciada durante a trajetória educacional, e de que forma a formação docente em Educação Física pode contestar esse apagamento? Desse modo objetivamos, a partir da vivência de uma das autoras, compreender como sua identidade foi silenciada em seu percurso educacional e como a formação docente contribuiu para enfrentar esse apagamento. A metodologia, a partir da narrativa (auto)biográfica, se constitui como ato político e pedagógico de descolonização do corpo e do currículo, ao defender uma Educação Física que valorize a temática étnico-racial. Os resultados apontam para a construção de uma identidade docente comprometida com a diversidade. Concluindo que uma trajetória marcada por silenciamentos, descobertas e resistências, reconhece as marcas da ausência de uma formação antirracista.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. Porque as meninas não querem fazer ciências exatas? Mulheres na Ciência. 8 de março de 2019. Disponível em: <https://www.abc.org.br/2019/03/08/por-que-as-meninas-nao-querem-fazer-ciencias-exatas/>. Acesso em: 17 jun. 2025.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 28 de mai. 2025.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 28 mai. 2025.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 28 mai. 2025.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: <https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=12711&ano=2012&ato=5dcUTRq1kMVpWT502>. Acesso em: 28 mai. 2025.

BRASIL. Lei n. 12.990, de 9 de junho de 2014. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm>. Acesso em: 16 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14723.htm>. Acesso em: 15 jun. 2025.

BRASIL. Lei nº 15.142, de 3 de junho de 2025. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/L15142.htm>. Acesso em: 17 jun. 2025.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. Negros de pele clara. Geledés, 2004. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/negros-de-pele-clara-por-sueli-carneiro/>. Acesso em: 12 jun. 2025.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CORSINO, Luciano Nascimento; LAZARETTI, William (Orgs.). Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba, PR: CRV, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOMINGUES, Petronio. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. Mediações – Revista de Ciências Sociais, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2005.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo, Dominus/EDUSP, 1965.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte, MG: Mazza, 2013.

GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico Raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.

GONDIM, Juliana Monteiro. “Não tem caminho que eu não ande e nem tem mal que eu não cure”: narrativas e práticas rituais das pajés Tremembés. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2022: distribuição da população por cor ou raça no Ceará. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38749-no-ceara-ibge-divulga-resultados-do-censo-para-cor-ou-raca-com-apoio-do-banco-palmas#:~:text=Quanto%20à%20cor%20ou%20raça,183%20dos%20184%20municípios%20cearenses>. Acesso em: 28 mai. 2025.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. 2. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, Rosângela Pereira de; SOUZA, Shirley. Professores/as negros/as na educação: a importância de reconhecerem-se no currículo. e-Curriculum, v. 22, p. 1-19, 2024.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Negra, pobre, mulher e cotista: sobrevivente pela educação. In: VENÂNCIO, Luciana; NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos (Orgs.). Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba, PR: CRV, 2020.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a educação física no ritual do Torém dos índios Tremembé. 2019. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, n. 4, p. 412-418, 2019.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. El discurso de los docentes de educación física sobre su práctica pedagógica en salud: un estudio en la red municipal de Fortaleza, CE. Educación física y deportes, v. 25, n. 267, p. 21-34, 2020.

PEREIRA, Arliene, Stephanie, Menezes; VENÂNCIO, Luciana. African and Indigenous games and activities: a pilot study on their legitimacy and complexity in brazilian physical education teaching, Sport, education and society, v. 26, n. 7, 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. 2012. 122f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Problematizando injustiças sociais no estágio curricular supervisionado em educação física: processos formativos colaborativos com professores-pesquisadores. Revista eletrônica de educação, v. 19, n. 1, p. 1-15, 2025.

Downloads

Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

(AUTO)BIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19986. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19986

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)