SER PROFESSORE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA
CAMINHOS, POTÊNCIAS E TENSÕES À LUZ DA JUSTIÇA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19601Palavras-chave:
Justiça Social, Educação Física Escolar, Educação Antirracista, Formação DocenteResumo
Embora diverses sujeites negres tenham participado da construção da área do conhecimento Educação Física, historicamente, este componente curricular tem valorizado o corpo branco, heterossexual, cristão, magro, cisgênero, sem deficiência e masculino em suas ações e perspectivas pedagógicas. Através da leitura e discussão do livro “Mulheres Negras Professoras de Educação Física”, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) formulou a seguinte questão: O que é ser ume professore de Educação Física antirracista, considerando as relações com os saberes como aporte? As discussões do grupo foram transcritas e analisadas, buscando pontos centrais em resposta ao questionamento. Como resultados, obtivemos dez questões elencando práticas e saberes pertinentes para docentes que propõem uma prática ou perspectiva de ensino antirracista, demonstrando avanços nas visões sobre Educação Física e nos temas ligados a justiça social e as relações étnico-raciais.
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