DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE KARATÊ

Autores

  • Hugo Enrico Souza Machado hugoesmachado@gmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Elren Passos-Monteiro elren.monteiro@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará
  • Eduardo Macedo Penna eduardomp@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19238


Palavras-chave:

Artes Marciais, Habilidades Motoras, Avaliação Física

Resumo

O karatê é uma arte marcial dinâmica que envolve treinamento regular e pode influenciar o desenvolvimento motor de crianças. Este estudo comparou a potência dos membros superiores e inferiores, agilidade funcional e velocidade entre crianças praticantes e não praticantes de karatê. Participaram 16 crianças (8-10 anos, 45% do sexo feminino), divididas em dois grupos: praticantes de karatê (GK, n = 8) e não praticantes (GC, n = 8). Foram aplicados os testes de arremesso de medicine ball e salto horizontal para potência, Time Up and Go para agilidade funcional e velocidade de 10 metros para sprint. A normalidade dos dados foi testada pelo Shapiro-Wilk e a comparação entre grupos foi feita pelo teste-t independente. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em nenhum teste (p > 0,05). Concluímos que na presente amostra, crianças praticantes de karatê não possuem superioridade motora em relação a seus pares não praticantes.

Biografia do Autor

  • Eduardo Macedo Penna, Universidade Federal do Pará

    The authors declare no conflict of interest

Referências

ABARGHOUEINEJAD, Maryam et al. Motor performance in male youth soccer players: a systematic review of longitudinal studies. Sports, v. 9, n. 4, p. 1-16, 2021.

ARAUJO, Maurício Pires de et al. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012.

ARSLAN, Yasin et al. The effect of 10 weeks of karate training on the development of motor skills in children who are new to karate. Frontiers in physiology, v. 15, p. 1-7, 2024.

BLOCK, Martin E. Motor development in children with down syndrome: a review of the literature. Adapted physical activity quarterly, v. 8, n. 3, p. 179-209, 1991.

BOGUSZEWSKI, Dariusz; SOCHA, Małgorzata. Influence of karate exercises on motor development in pre-school children. Journal of combat sports and martial arts, v. 2, n. 2, p. 103-107, 2011.

CHAABÈNE, Helmi et al. Physical and physiological profile of elite karate athletes. Sports medicine, v. 42, n. 10, p. 829-843, 2012.

CHAOUACHI, Anis et al. The combination of plyometric and balance training improves sprint and shuttle run performances more often than plyometric-only training with children. Journal of strength and conditioning research, v. 28, n. 2, p. 401-412, 2014.

CHUNG, Polly; NG, Gabriel. Taekwondo training improves the neuromotor excitability and reaction of large and small muscles. Physical therapy in sport, v. 13, n. 3, p. 163-169, 2012.

DAPP, Laura C.; GASHAJ, Verena; ROEBERS, Claudia M. Physical activity and motor skills in children: A differentiated approach. Psychology of sport and exercise, v. 54, p. 1-8, 2021.

FONG, Shirley S. M.; NG, Shamay S. M.; CHUNG, Louisa M. Y. Health through martial arts training: physical fitness and reaction time in adolescent taekwondo practitioners. Health, v. 5, n. 6, p. 1-5, 2013.

GAYA, Adroaldo César et al. Projeto Esporte Brasil: manual de medidas, testes e avaliações. 5. ed. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2021.

GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. The teaching of Fighting techniques: from the conditional principles to the situational groups. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010.

HO, Mandy et al. Impact of dietary and exercise interventions onweight change andmetabolic outcomes in obese children and adolescents a systematic review and meta-analysis of randomized trials JAMA Pediatrics, v. 167, n. 8, p. 758-768, 2013.

ITZKOWITZ, Adina et al. Timed up and go reference data for children who are school age. Pediatric physical therapy, v. 28, n. 2, p. 239-246, 2016.

JAAKKOLA, Timo et al. Motor competence and health-related fitness of school-age children: a two-year latent transition analysis. Medicine and science in sports and exercise, v. 53, n. 12, p. 2645-2652, 2021.

LAKENS, Daniel. Calculating and reporting effect sizes to facilitate cumulative science: a practical primer for t-tests and ANOVAs. Frontiers in psychology, v. 4, p. 1-12, 2013.

MARTINS, Carlos José; KANASHIRO, Cláudia. Bujutsu, budô, esporte de luta: a via do karate-do. Motriz, v. 16, n. 3, p.638-648, 2010.

MINATTO, Giseli et al. Idade, maturação sexual, variáveis antropométricas e composição corporal: influências na flexibilidade. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, v. 12, n. 3, p. 151-158, 2011.

PADULO, Johnny et al. The effects of one-week training camp on motor skills in karate kids. The journal of sports medicine and physical fitness, v. 54, n. 6, p. 715-724, 2014.

PEREIRA, Gustavo Armando Aparecido da Silva; ANDRADE, Vitor Luiz de. O perfil do desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes do futsal. Arquivos de ciências do esporte, v. 6, n. 1, 41-43. 2018.

RUTKOWSKI, Tomasz; SOBIECH, Krzysztof A.; CHWAŁCZYŃSKA, Agnieszka. The effect of karate training on changes in physical fitness in school-age children with normal and abnormal body weight. Physiotherapy quarterly, v. 27, n. 3, p. 28-33, 2019.

SANTOS, Guilherme dos et al. Sedentary behavior and motor competence in children and adolescents: a review. Revista de saúde pública, v. 55, p. 1-14, 2021.

SCHEUER, Claude; HERRMANN, Christian; BUND, Andréa. Motor tests for primary school aged children: a systematic review. Journal of sports sciences, v. 37, n. 10, p. 1097-1112, 2019.

STAMENKOVIĆ, Aleksandar et al. Effects of participating in martial arts in children: a systematic review. Children, v. 9, n. 8, p. 1-12, 2022.

WOODWARD, Thomas W. A review of the effects of martial arts practice on health. WMJ : official publication of the state medical society of Wisconsin, v. 108, n. 1, p. 40-43, 2009.

YU, Jane J.; BURNETT, Angus F.; SIT, Cindy H. Motor skill interventions in children with developmental coordination disorder: a systematic review and meta-analysis. Archives of physical medicine and rehabilitation, v. 99, n. 10, p. 2076-2099, 2018.

ZENG, Nan et al. Effects of physical activity on motor skills and cognitive development in early childhood: a systematic review. BioMed research international, p. 1-13, 2017.

Downloads

Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE KARATÊ. (2025). Corpoconsciência, 29, e19238. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)