AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES ENTRE ONZE E QUATORZE ANOS

UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS

Autores

  • Ranieri Adriano Leite Rezende ranieriadriano@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • André Cavalcante Santos andre_cavalcante_santos@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jacielle Carolina Ferreira jacielleferreira@gmail.com
    Faculdade de Educação FísicaUFMT - Cuiabá

DOI:

10.51283/rc.28.e15353

Palavras-chave:

Agilidade, Velocidade, Educação Física, Tapping Foot Test

Resumo

Dentre os fatores que podem influenciar o desempenho motor (DM), o sexo parece ser um dos mais preponderantes. No entanto, ainda não é claro sobre como isso afeta diferentes componentes do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho motor de crianças e adolescentes entre os sexos. Os participantes foram submetidos aos testes de velocidade, agilidade, força de membros inferiores e coordenação, sendo 31 crianças entre onze e quatorze anos que participavam das aulas de educação física. Os resultados indicaram que os meninos obtiveram melhor desempenho nos testes: tapping bipodal (p=0.01), salto em distância (p=0.05), salto contra movimento (p=0.04), velocidade (p=0.05) e agilidade (p=0.01), mas desempenho similar no tapping unipodal. Grande parte dos alunos se encontram abaixo do desempenho esperado pela Proesp. Conclui-se que os meninos apresentam melhor desempenho comparado às meninas, que pode se dar pelo início da puberdade ou por fatores comportamentais como a motivação, participação e envolvimento nas aulas de educação física.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Rezende, R. A. L. ., Santos, A. C., & Ferreira, J. C. (2024). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES ENTRE ONZE E QUATORZE ANOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS. Corpoconsciência, 28, e15353. https://doi.org/10.51283/rc.28.e15353