Nem tão longe, nem tão perto! Notas de um antropólogo brasileiro sobre igualdade e hierarquia em Portugal

Autores

  • Edilson Márcio Almeida Silva Universidade Federal Fluminense

Resumo

 

Este paper tem por objetivo discutir as representações que acompanham determinados cursos de ação observados pelo autor durante a realização de um estágio pós-doutoral em Portugal. Com base no relato de experiências pessoais e no diálogo com trabalhos que se ocupam etnograficamente do binômio igualdade/hierarquia, o artigo se propõe a analisar situações que, no plano das ideias e valores, ora aproximam, ora distanciam portugueses e brasileiros.

Biografia do Autor

Edilson Márcio Almeida Silva, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense

Referências

DA MATTA, Roberto. Sabe com quem está falando? Um ensaio sobre a distinção entre indivíduo e pessoa no Brasil. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (4ª ed.). Rio de Janeiro, Guanabara, 1990, p.179-248.

___________________. Os discursos da violência no Brasil. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993, p.175-197.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. O valor dos valores: Louis Dumont na antropologia contemporânea. Sociologia & Antropologia [online], vol. 7, nº 3, 2017, p.735-772.

DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro, Rocco, 1985.

_______________. Homo hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo, EDUSP, 1992.

______________. Homo aequalis: gênese e plenitude da ideologia econômica. Bauru (SP), EDUSC, 2000.

KANT DE LIMA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: o dilema brasileiro do espaço público. In: GOMES, Laura Graziela; BARBOSA, Lívia; DRUMOND, José Augusto (orgs.). O Brasil não é para principiantes: Carnavais, malandros e heróis, 20 anos depois. Rio de Janeiro, FGV, 2000, p.105-124.

MELLO, Marco Antônio da Silva; VOGEL, Arno. Lições da rua (ou quando a rua vira casa): algumas considerações sobre habito e diligo no meio urbano. Rio de Janeiro, LeMetro, 1981, p.1-15.

O’DONNELL, Guillermo. E eu com isso? Notas sobre sociabilidade e política na Argentina e no Brasil. Contrapontos: autoritarismo e democratização. São Paulo, Vértice, 1986, p.121-155.

OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de. Concepções de igualdade e cidadania. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCAR, São Carlos, no 1, 2011, p.35-48.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos Livres