Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino: Espaço de Educação Patrimonial e Museal

Autores

  • Jocenaide Maria Rossetto Silva jocenaide@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Jonilken da Silva Almeida jonilken@yahoo.com.br
    Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais - ECOSS
  • Giseli Dalla Nora giseli.nora@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT http://orcid.org/0000-0002-8890-7832

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.9145

Resumo

Este artigo trata da Educação Patrimonial e Museal realizada de janeiro a setembro de 2018  no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, localizado em Cuiabá – MT. Funciona com gestão compartilhada entre o sistema público e privado, ou seja, a Secretaria do Estado de Cultura de Mato Grosso e o Instituto Ecossistema e Populações Tradicionais.  O objetivo é refletir sobre as estratégias educativas de palestras sobre temas de Paleontologia e Arqueologia, exposição museológica permanente e itinerante e oficinas realizadas nos projetos:  Encontro Indígena; Semana de Museus; Projeto Kamalupe; Oficina Dzongo e Primavera dos Museus. Para tanto, na metodologia empregou-se registros fotográficos, textos e filmagens que compõem o acervo documental do Museu e são objetos de nossas análises.  Este artigo torna-se, desta forma, um instrumento da práxis educativa patrimonial e museal e poderá contribuir para qualificar e garantir eficiência ao setor educativo

Biografia do Autor

Jocenaide Maria Rossetto Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

É doutora em História Social PUC/SP (Bolsista CNPq). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001).Especialista: Educação Ambiental; especialista: Museografia e Patrimônio Cultural (jun.2018);cursando lato sensu em Politica e Tratamento de Arquivo (nov. 2018) e, licenciada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis (1998). Tem experiência na área de História, Turismo e Patrimônio Cultural em níveis de graduação e pós-graduação. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso trabalhando com formação de professores, cujos projetos enfatizam a pesquisa, o ensino e a extensão no campo da História Cultural, História de Mato Grosso, Museu, Memória, Patrimônio Cultural e Artes. Contribui voluntariamente com a Sala de Memória Rondon e Familiares (Mimoso, Santo Antônio do Leverger, MT).

Jonilken da Silva Almeida, Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais - ECOSS

Especialista em Coletivos Educadores do Portal da Amazônia pela Universidade Estadual de Mato Grosso(2013.)Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007). Professor efetivo de biologia, SEDUC-MT, Atuou em Educação do Campo e Urbana. Trabalhou em projeto de recuperação de nascentes e mata ciliar, atuou como técnico em arqueologia em linhas de transmissões de energias e PCH, ainda coordenou ações de Educação Patrimonial em Projetos de Pavimentação asfáltica, linha de transmissão de Energia, mineradora e pequenas centrais hidrelétricas em Mato Grosso, Rondônia e Pará. Atualmente é Educador Patrimonial no Museu de História Natural Casa Dom Aquino em Cuiabá-MT.

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambeinte, planejamento regional e turismo, biogeografia e ensino de geografia

Referências

ALVES, Sandro Ambrosio. Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: Orientações didáticas no ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430751>. Acesso em: 02 ago. 2019.

ARRUDA, Juliana Ramos de. Os lugares de memória da cidade de Rondonópolis-MT: ensino de história nos anos iniciais, cultura e patrimônio. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430747>. Acesso em: 02 ago. 2019.

BRAYNER, Natália Guerra. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. 3. ed. Brasília, DF: IPHAN, 2012. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. Traduzido por B. M. Soares e M. X. Cury. São Paulo: ICOM; Armand Colin, 2013. Disponível em: <http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HIROOKA, S.S. Museu de História Natural Casa Dom Aquino. [S.l.], 2015.

HORTA, M. de L. P. et al. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.

IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. 12ª Primavera dos Museus. Celebrando a Educação nos Museus. IBRAM, 2018.

MORESCO, Julio Junior. Primavera do Leste/MT: educação patrimonial, “mídia didática” e lugares de memória. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430748>. Acesso em: 02 ago. 2019.

SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Do Museu como Espaço ao Museu Como Lugar de Múltiplas Interlocuções: os Museus Universitários e as Coleções do Povo Bororo. 381p. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12814>. Acesso em: mar. 2019.

SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Educação patrimonial. Rememorar para preservar, um direito do cidadão. Cuiabá: Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso; Conselho de Estado de Cultura, 2011.

SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Educação patrimonial decolonial na formação de professores de história. Congresso de Pesquisa em Educação – CONPEDUC, Rondonópolis, MT. Anais... Rondonópolis: PPGEDU–UFMT, 2018. Disponível em: <https://even3.blob.core.windows.net/anais/104855.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.

SOUZA, Maria de Lourdes Conceição de. O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749>. Acesso em: 02 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Artigos Livres