Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino: Espaço de Educação Patrimonial e Museal
DOI:
10.48074/aceno.v8i18.9145Resumo
Este artigo trata da Educação Patrimonial e Museal realizada de janeiro a setembro de 2018 no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, localizado em Cuiabá – MT. Funciona com gestão compartilhada entre o sistema público e privado, ou seja, a Secretaria do Estado de Cultura de Mato Grosso e o Instituto Ecossistema e Populações Tradicionais. O objetivo é refletir sobre as estratégias educativas de palestras sobre temas de Paleontologia e Arqueologia, exposição museológica permanente e itinerante e oficinas realizadas nos projetos: Encontro Indígena; Semana de Museus; Projeto Kamalupe; Oficina Dzongo e Primavera dos Museus. Para tanto, na metodologia empregou-se registros fotográficos, textos e filmagens que compõem o acervo documental do Museu e são objetos de nossas análises. Este artigo torna-se, desta forma, um instrumento da práxis educativa patrimonial e museal e poderá contribuir para qualificar e garantir eficiência ao setor educativoReferências
ALVES, Sandro Ambrosio. Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: Orientações didáticas no ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430751>. Acesso em: 02 ago. 2019.
ARRUDA, Juliana Ramos de. Os lugares de memória da cidade de Rondonópolis-MT: ensino de história nos anos iniciais, cultura e patrimônio. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430747>. Acesso em: 02 ago. 2019.
BRAYNER, Natália Guerra. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. 3. ed. Brasília, DF: IPHAN, 2012. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. Traduzido por B. M. Soares e M. X. Cury. São Paulo: ICOM; Armand Colin, 2013. Disponível em: <http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HIROOKA, S.S. Museu de História Natural Casa Dom Aquino. [S.l.], 2015.
HORTA, M. de L. P. et al. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. 12ª Primavera dos Museus. Celebrando a Educação nos Museus. IBRAM, 2018.
MORESCO, Julio Junior. Primavera do Leste/MT: educação patrimonial, “mídia didática” e lugares de memória. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430748>. Acesso em: 02 ago. 2019.
SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Do Museu como Espaço ao Museu Como Lugar de Múltiplas Interlocuções: os Museus Universitários e as Coleções do Povo Bororo. 381p. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12814>. Acesso em: mar. 2019.
SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Educação patrimonial. Rememorar para preservar, um direito do cidadão. Cuiabá: Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso; Conselho de Estado de Cultura, 2011.
SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. Educação patrimonial decolonial na formação de professores de história. Congresso de Pesquisa em Educação – CONPEDUC, Rondonópolis, MT. Anais... Rondonópolis: PPGEDU–UFMT, 2018. Disponível em: <https://even3.blob.core.windows.net/anais/104855.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2019.
SOUZA, Maria de Lourdes Conceição de. O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749>. Acesso em: 02 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.