Nanaa: o corpo como lugar de nominação pessoal

Autores

  • Fabio de Sousa Lima fabio.lima@ifrr.edu.br
    Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Professor de História
  • Danielle dos Santos Pereira Lima danielle.lima61@yahoo.com
    Universidade Federal de Roraima
  • Olendina de Carvalho Cavalcante olendina.cavalcante@ufrr.br
    Universidade Federal de Roraima

DOI:

10.48074/aceno.v6i12.8678

Resumo

Este artigo discute alguns traços da complexa rede de nominação pessoal Wapichana, a qual assenta-se no processo de construção social do corpo. Nesse sentido, toma-se como polo das discussões a atribuição de nomes designativos e autodesignativos indígenas, processo comum nas terras baixas amazônicas, que repercute na noção de corpo e pessoa. Trata-se de uma pesquisa etnográfica cujos resultados demonstram que a o nome cultural que o Wapichana porta presume a existência de uma alma-nome ou um segundo corpo.

Biografia do Autor

Fabio de Sousa Lima, Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Professor de História

Professor de História do Instituto Federal de Roraima (IFRR), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Danielle dos Santos Pereira Lima, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Letras Literatura pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Olendina de Carvalho Cavalcante, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora associada do mestrado de Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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Publicado

2020-06-04

Edição

Seção

Dossiê Temático: Nos contornos do corpo e da saúde