Os Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu: terra, território e palavras guardadas

Autores

  • Yan Leite Chaparro yanchaparro@gmail.com
    Laboratório de Humanidades/LabuH Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

DOI:

10.48074/aceno.v7i15.8655

Resumo

O ensaio fotográfico que segue descreve sobre alguns caminhos tecidos durante a pesquisa de campo do trabalho de doutorado intitulado “Este é nosso corpo, a terra: caminhos e palavras Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu para além do fim do mundo”. Trabalho que têm como objetivo principal pensar com os Avá Guarani/Ñandeva sobre as questões do desenvolvimento, primeiro: como os Avá Guarani/Ñandeva pensam e produzem sua noção própria de desenvolvimento, e segundo: como os Avá Guarani/Ñandeva historicamente produziram formas de enfrentamentos em relação a imagem da invenção branca de desenvolvimento. 

Por isso, as imagens que seguem buscam explicitar as palavras guardadas ouvidas durante o decorrer da pesquisa. Palavras que caminham e produz uma complexa realidade nunca desvinculada da terra e do território. Pois, as palavras guardadas Avá Guarani/Ñandeva dizem que são nascidos da terra e o que corpo é a terra. Imagens escolhidas na busca de levar para quem vê, um caminho, um caminhar pelo território Avá Guarani/Ñandeva Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu situado na fronteira do Brasil com o Paraguai no Mato Grosso do Sul. 

Caminho guiado por imagens que por si só, são éticas e políticas, pois revelam um pedaço da realidade de uma sociedade que esta em simetria com a sociedade moderna/capitalista, pois ambas são sociedades, mas que caminha por um caminho contrário, e que todos os dias encontra a violência por todos lados, pelo simples fato de caminhar por outras dimensões como vida, e que ultimamente, aparece como umas das poucas saídas para além do já anunciado fim do mundo. 

 

 

 

Biografia do Autor

Yan Leite Chaparro, Laboratório de Humanidades/LabuH Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

Pesquisador. Psicólogo. Psicodramatista. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Local/UCDB.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos