SILVEIRA, Nádia Heusi; MELO, Clarissa Rocha de; JESUS, Suzana Cavalheiro de (orgs.). Diálogos com os Guarani: Articulando compreensões antropológicas e indígenas. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2016. 254 p.

Autores

  • Bruno Emílio Fadel Daschieri obrunoemilio@gmail.com
    Fundação Nacional do Índio

DOI:

10.48074/aceno.v6i11.8199

Resumo

Confrontando esse quadro histórico, o livro Diálogos com os Guarani. Articulando compreensões antropológicas e indígenas, organizado por Nádia Heusi Silveira, Clarissa Rocha de Melo e Suzana Cavalheiro de Jesus, é parte de um processo que busca combater os efeitos perversos da colonização, tentando transformar as assimetrias do preconceito evolucionista em relações mais simétricas entre as diferenças culturais das sociedades humanas. O livro resulta do seminário Compreensões antropológicas sobre conhecimentos indígenas e vice-versa, realizado pela UFSC dos dias 23 a 25 de novembro e 5 de dezembro de 2011, fruto do curso de licenciatura indígena daquela universidade, no qual foram exploradas novas formas de compreensão antropológica sobre os Guarani, tanto quanto modos Guarani de apreensão do conhecimento antropológico.

Biografia do Autor

Bruno Emílio Fadel Daschieri, Fundação Nacional do Índio

Bacharel em Ciências Sociais - UFRJ. Mestre em Antropologia - UFF. Atuou como professor e consultor em Rio Branco/AC. Trabalhou no Centro de Trabalho Indigenista - CTI em Tabatinga/AM. Foi agente de pesquisa do IBGE no Rio de Janeiro, participando na PNAD Contínua. Desde o início de 2018 é Indigenista Especializado na FUNAI em Aripuanã/MT.

Referências

++

Downloads

Publicado

2020-04-20