Recepção musical e política: ensaio sobre os consensos e contrassensos acerca da música dos Brô Mc’s no contexto da Reserva Indígena de Dourados e em seu entorno.
DOI:
10.48074/aceno.v5i10.7333Resumo
Neste artigo, analiso o lugar no qual as narrativas musicais dos Brô Mc’s ocupam no contexto da Reserva Indígena de Dourados e entorno, através de um estudo da recepção musical entre os Kaiowá e os Guarani. A partir da fala de interlocutores indígenas, procuro demonstrar os consensos e contrassensos que ocorrem nessa recepção. Primeiramente, apresento as tensões entre as apreciações estéticas a respeito dos gêneros musicais. Em seguida, exploro as implicações geradas por um certo reconhecimento externo, normalmente por parte de não indígenas, e como isso afeta as políticas internas Kaiowá e Guarani. Também destaco as implicações da recepção musical a partir da perspectiva de algumas lideranças indígenas e de seus parentes apontando para as formas políticas que elas engendram. Por fim, argumento que o enfoque na recepção musical, as tensões que emergem através dessa analise podem informar maneiras particulares de se fazer política entre esses grupos indígenas.
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