Crescer entre seres

Autores

  • Patrícia Postali Cruz patricia.postali@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.48074/aceno.v4i7.5183

Resumo

Estar em campo em espaços rurais é descobrir um universo de relações e detalhes onde germinar a vida e manter corpos é tarefa diária para aqueles que se dedicam ao entrelaçamento do mundo com não-humanos. A tarefa de descrever técnicas entremeadas com temperaturas, sons, plantas, chuvas, animais e tantos outros agentes parece ser ainda um desafio na descrição etnográfica. Nesse contexto, a fotografia se apresenta como uma ferramenta com grande potencial na documentação e apresentação dos dados etnográficos. Esse ensaio fotoetnográfico tem como objetivo apresentar ao leitor os processos de crescimento e desenvolvimento de plantas, animais e pessoas bem como os processos técnicos envolvidos no “crescer feijão”. O plantio e desenvolvimento, que segue nas imagens desta prancha, se deu entre os meses de setembro e novembro do ano de 2016. Plantar feijão exige uma série de cuidados, observações e preparos. Onécio e Evani, interlocutores de minha pesquisa de doutorado, fazem o plantio conjuntamente. Acompanhados de máquinas com tecnologia simples e artefatos reaproveitados, o plantio do feijão ocorre de forma sincronizada, seja na sonoridade das máquinas, seja no gestos dos corpos, seja na precisão dos espaços entre as plantas. O terreno íngreme e o solo arado com terra fofa dificultam o trabalho dos animais que ralam a terra e dos agricultores que plantam o feijão. O processo de plantar vem logo em seguida do arar. Com uma trilhadeira feita por ele, Onécio faz os trilhos, onde serão plantados os feijões, conjuntamente com o cavalo. Evani planta com uma máquina especial para plantar sementes, a qual enterra a semente no solo. Nesse sentido, viver entre processos de crescimento e colheita (morte) configura muito mais do que um fazer, mas um modo de habitar o mundo onde pessoas, não-humanos e materialidades técnicas se criam e se transformam cotidianamente.

Biografia do Autor

Patrícia Postali Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Graduação em Antropologia Social (Doutoramento), Departamento de Antropologia Social, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Referências

BARBOSA, Andrea et. al. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.

BATESON, Gregory; MEAD, Margaret. Balinese Character: a photographic analysis. New York: The New York Academy of Sciences, 1942.

DEVOS, Rafael Victorino; VEDANA, Viviane; BARBOSA, Gabriel Coutinho. Paisagens como panoramas e ritmos audiovisuais: percepção ambiental na pesca da tainha. Gis – gesto, imagem e som. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 41-58, junho. 2016.

HARAWAY, Donna Jeanne. When species meet. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2008.

INGOLD, Tim. Perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.

INGOLD, Tim. O Dédalo e o Labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015. - (Coleção Antropologia).

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos