Criação de versos e toadas nas Folias de Reis em Inhumas, Goiás
DOI:
10.48074/aceno.v4i7.5160Resumo
O artigo discute as criações individuais de versos e toadas na Folia de Reis – uma manifestação tradicional coletiva e difusa –, tomando como estudo de caso a Companhia de Santos Reis de Inhumas, Goiás. Nele mostramos que o traço cultural coletivo da Folia de Reis não impede a autoria individual; ele implica, antes, a estreita conexão do talento e da criatividade do artista com saberes, fazeres e valores comunitários. Fruto de trabalho de extensão e pesquisa realizado com a Cia de Santos Reis, seus resultados apresentam também a potencialidade da perspectiva das Performances Culturais para o estudo de manifestações da cultura popular.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003.
BITTER, Daniel. A bandeira e a máscara. A circulação de objetos culturais na Folia de Reis. Rio de Janeiro, 7 Letras; Iphan/CNFCP, 2010.
BÍBLIA SAGRADA AVE-MARIA. 14. ed. São Paulo, Editora Ave Maria, 2009.
BOSI, Alfredo. Homenagem a mestre Xidieh. In: BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo, Cia das Letras, 2002, p. 270 – 282.
_____. Do antigo Estado à máquina mercante. In: Dialética da colonização. São Paulo, Cia das Letras, 1992, p. 94 – 118.
BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo, Perspectiva, 2003.
CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. 8. ed. São Paulo, Duas Cidades, 1988.
CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral. Rio de Janeiro, José Olympio, 1952.
CAVALCANTI, Laura Maria. Cultura e saber do povo: uma perspectiva antropológica. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n. 147, Out./Dez. 2001, p. 69 – 78.
FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance. In: MATOS, Cláudia N.; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda T. (Orgs.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro, 7 letras, 2008, p. 15 – 43.
HANSEN, João Adolfo. A sátira e o engenho. Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. São Paulo, Cia das Letras; Secretaria de Estado da Cultura, 1989.
LANGDON, Esther Jean. Performance e sua diversidade como paradigma analítico: a contribuição da abordagem de Bauman e Briggs. Ilha – Revista de Antropologia. Florianópolis n. 94, 2007, p. 163 – 183.
RIOS, Sebastião; VIANA, Talita. Fotografias de Rogério Neves. Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual. Goiânia, Gráfica UFG, 2015.
RIOS, Sebastião; VIANA, Talita. Pra livrar do mal que envém. In: TEIXEIRA, João Gabriel; VIANNA, Letícia (orgs.). As artes populares no Brasil Central: performance e patrimônio. Brasília, Idade da Pedra, 2012, p. 231 – 249.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.