Territórios Religiosos: Conexões entre o Passado e o Presente.
DOI:
10.48074/aceno.v3i6.4288Resumo
O livro diz respeito à pesquisa de Maria da Consolação Lucinda sobre Umbanda e religiões de matriz afro-brasileira em Valença, localizada no Vale do Paraíba Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, cujo interesse emergiu da constatação de uma festa religiosa em louvor a São Jorge realizada anualmente no mês de Abril, com procissão e festa que envolvia umbandistas, católicos e candomblecistas, visando submeter o conceito de sincretismo a um tratamento etnográfico.
Referências
O conceito de agência permitiu evidenciar os nexos entre o segmento católico e o umbandista no reconhecimento de posições ocupadas e papéis desempenhados pelos agentes religiosos, ajudando a captar seu movimento, a organizar suas narrativas e destacar articulações entre ambos os segmentos (LUCINDA, 2016 p.41)
O conceito de ator-rede, situa os agentes nas posições que ocupam nos eventos, nas interações e nas relações estabelecidas no interior e no exterior de espaços celebrativos (LUCINDA, 2016, p.42).
O território religioso é, nesta perspectiva, a forma assumida por estruturas, incluindo o modo de distribuição espacial e de gestão do espaço, além da intenção de inscrever significados na paisagem, com alcance coletivo. (LUCINDA, 2016, p.48).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.