Agenciamentos da benzedura: O sistema de cura no Quilombo da Casca/RS.

Autores

  • Cauê Fraga Machado cauefm@gmail.com
    PPGAS/Museu Nacional/UFRJ

DOI:

10.48074/aceno.v3i6.4255

Resumo

Neste artigo discuto uma prática que vem assegurando a saúde das pessoas e das terras no Quilombo da Casca/RS desde “o tempo que a memória alcança”, a benzedura. Com base nos dados do trabalho de campo que realizei nessa Comunidade descrevo histórias de benzedeiras que falam sobre diferentes tratamentos. O aprendizado da benzedura aparece como herança via parentesco aliada à vontade “individual” de aprender fórmulas e por em prática o dom. Entre as fórmulas e o dom há um continuum de possibilidades, improvisos, adivinhações que são acionadas na escolha do tratamento. Os “pacientes”, por seu turno, combinam a benzedura com outras práticas terapêuticas de modo criativo na busca da cura. Com base nos dados etnográficos proponho que as noções de “itinerários terapêuticos” e de “intermedicalidade” sejam deixadas de lado, em prol da ideia da pura e simples busca da eficácia a partir de um “sistema” que captura, conecta e descarta “tratamentos”, baseado na criatividade das benzedeiras, de um lado, e dos próprios “pacientes”, de outro. Sem, entretanto, que “pacientes” e benzedeiras sejam pares opostos do “sistema”. A natureza eminentemente etnográfica da comunicação visa descrever os acontecimentos em que diferentes “tratamentos”, benzedeiras e “pacientes”, continuum entre dom e fórmulas aprendidas, entram em agenciamento. Esses eventos singulares asseguram o enfraquecimento das possibilidades de sofrimento, resgatando potências de vida no que usualmente nominamos como curar.

Biografia do Autor

Cauê Fraga Machado, PPGAS/Museu Nacional/UFRJ

Doutorando do PPGAS/MN/UFRJ, com experiência de pesquisa com os seguintes coletivos/temas: Quilombolas do Sul e do Nordeste do Brasil; batuqueiros do Rio Grande do Sul; religiões de matriz africana; catolicismo popular; antropologia da política; ações afirmativas; antropologia da morte; antropologia da alimentação; antropologia da religião; antropologia simétrica.

Referências

ANJOS, José Carlos Gomes dos. Apresentação & O território e o sistema de cura. In:_____________. & SILVA, Sergio Baptista da (Orgs.). São Miguel e Rincão dos Martiminianos: ancestralidade negra e direitos territoriais.Porto Alegre: UFRGS, 2004.

ARRUTI, José Maurício,

http://www.koinonia.org.br/tpdigital/detalhes.asp?cod_artigo=208&cod_boletim=12&tipo=Artigo, 2008.

CAMARGO JR., Kenneth Rochel de. 2005, A Biomedicina. In: Physis. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro.

FOLLÉR, Maj-Lis, 2004, “Intermedicalidade: a zona de contato criada porpovos indígenas e profissionais de saúde. In: Esther J. Langdon e Luiza Garnelo (orgs.), Saúde dos Povos Indígenas: Reflexões sobre Antropologia Participativa. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Antropologia, pp. 129-147

LEITE, Ilka Boaventura. 2004, O legado do testamento: a comunidade de Casca em perícia. 2.ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

MENÉNDEZ, Eduardo L. 2003, Modelos de atención de los padecimentos: de exclusiones teóricas y articulaciones práticas. In: Ciência e Saúde Coletiva, 8 (1): 185-207.

NATHAN, Tobie. 2004, Manifeste pour unepsychopathologiescientique. In: NATHAN, Tobie. & STENGERS, Isabelle. MédicinsetSorciers, Paris: Le Seuil.

OLIVEIRA, Elda Rizzo de. 2000, Eficácia simbólica de cura e razão analógica. In: XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. Recife: PPGA/UFPE.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê Temático