Gênero e sexualidade na formação docente em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso
DOI:
10.48074/aceno.v3i5.3855Resumo
Neste trabalho, propomos analisar, por meio da categoria de significado representacional do discurso e da transitividade dos processos, enunciados (discursos) proferidos por um docente da rede estadual de ensino de Mato Grosso e um mecânico heterossexual do gênero feminino, ambos da cidade de Cocalinho-MT. O objetivo da análise é identificar quais discursos dialogam nas instâncias discursivas dos dois participantes acerca de questões relacionadas a gênero e sexualidade, além de compreender em que medida a reflexão crítica, em cursos de formação continuada, contribui para a desestabilização de percepções de mundo naturalizadas. Como instrumento metodológico, são utilizadas a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003a), por meio da categoria analítica interdiscursividade, e a Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1994). Os resultados obtidos apontam que o curso sobre diversidades contribuiu para desestabilizar posicionamentos legitimados do docente participante da pesquisa, relacionados à identidade sexual e de gênero. Verificamos que a interação com um indivíduo que não segue o que é legitimado na concepção heteronormativa contribuiu para que professor refletisse sobre questões de gênero e sexualidade.
Referências
ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996.
BARROS, S. M. Formação crítica do educador de línguas: por uma política emancipatória e de transformação social. In: BARROS, S. M.; ASSIS PETERSON, A. A. (org.). Formação de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos: Pedro & João, 2010.
______. de. Realismo Crítico e emancipação humana – contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. Coleção: Linguagem e Sociedade. vol. 11. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
BHASKAR, R. Critical Realism. Essential Readings. In: Archer, M.; Bhaskar, R.; Collier, A.; Lawson, T. e Norrie, A. Centre For Critical Realism. London: Routledge, 1998.
______. From Science to Emancipation. Alienation and the Actuality of
Enlightenment. Sage Publications. London: New Delhi, 2002.
BORGES, K. Terapia afirmativa: uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais. São Paulo: GLS, 2009.
BORRILLO, D. A homofobia. In: LIONÇO, T. DINIZ, D. (org.). Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: Ed. UNB, 2009.
BUTLER, J. Gender Trouble. Feminism and the subversion of identity. New York: Routlegde, 1990.
______. Bodies that Matter. On the discursive limits of "sex". New York, Routledge, 1993.
CONNELL, R. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade. v. 20 (2), jul./dez. 1995.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela, São Paulo. Cortez, 2002.
CUNHA, Maria Angélica Furtado da; SOUZA, Maria Medianeira de. Transitividade e Seus Contextos de Uso. Coleção Leituras Introdutórios em Linguagem. Vol. 2. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
DEWEY, J. How We Think. A restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. Boston: D. C. Heath, 1933.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. 1st ed. London: Routledge, 2003a.
FOUCAULT, M. Le Jeu de Michel Foucault. In: Dits et écrits: 1954-1988, vol. 3. Paris: Gallimard, (1977) 1994.
Educação como prática da liberdade (14ª edição). São Paulo: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
______. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
GIROUX, H. A. Teachers as intellectuals. Toward a critical pedagogy of learning. Bergin & Garvin, 1988.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar (1ª ed.). London: Edward Arnold, 1985.
______. An introduction to functional Grammar. London: Edward Arnold. 2ª ed., 1994.
______. MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. 3. ed. London Arnold, 2004.
JUNQUEIRA, R. Educação e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. In: ______. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
______. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.
MOITA LOPES, L. P. da. Identidades fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
PAPA, S. M. de B. I. Implicações para a prática docente reflexiva. O Professor Reflexivo em Processo de Mudança na Sala de Aula de Língua Estrangeira: Caminhos para a (auto) Emancipação e Transformação Social. Tese de Doutorado, LAEL – PUC/SP, 2005.
______. Prática pedagógica emancipatória: O professor reflexivo em processo de mudança. São Carlos (SP): Pedro & João, 2008.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SEFFNER, F. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, R. Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009.
WARNER, M. Fear of a queer planet. Minneapolis: University of Minnesota, 1993
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.