Roma: ascensão e queda de um império do carnaval
DOI:
10.48074/aceno.v2i3.2545Resumo
O ensaio fotográfico apresenta dez fotos realizadas entre os anos de 2001 e 2003 para a pesquisa de mestrado "Se manque: uma etnografia do carnaval no pedaço GLS da Ilha de Santa Catarina", no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. As imagens cobrem parte desse "carnaval gay", também conhecido como Carnaval do Roma, um território de sociabilidade e visibilidade para homens e mulheres que se relacionam com pessoas do mesmo sexo e para uma criativa forma de cross-dressing, precursora do movimento drag queen dos anos 90. São estes últimos personagens o foco das fotos. A festa deixou de ser realizada em 2008, uma lacuna nas festividades carnavalescas da cidade de Florianópolis.Referências
SILVA, Marcos Aurélio da. Se manque! Uma etnografia do carnaval no pedaço GLS da Ilhade Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC, 2003.
VENCATO, Anna Paula. “Fervendo com as drags”: corporalidades e performances de drag queens em territórios gays da Ilha de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.