A estética da existência afro-quilombola no Vale do Rio Guaporé: mulheres que dançam a vida

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DOI:

10.48074/aceno.v11i27.17816

Resumo

Este ensaio se detém em uma interpretação da Dança do Chorado como um ato performativo de mulheres afro-quilombolas do Vale do Guaporé, coreografada antes do Ofertório a São Benedito. O Chorado  é uma criação estética dos encontros entre as alteridades no Atlântico Negro. A partir do conceito de heterogênese e rito de performativo, procuro mostrar, que  no século XX,  décadas depois da luta por direitos do povo negro e quilombola, o coletivo de mulheres do Chorado transforma a dança, outrora um rito performativo de persuasão, de encantaria e de controle do poder dos senhores brancos para evitar atos de violência contra elas e a seus parentes, em uma convenção coreográfica coletiva ao operar simulações de intenções das artes afro-quilombolas na Amazônia, em confluência com o riso, a comensalidade, a corporalidade, a ancestralidade e a territorialidade, a alegria em dança na construção de si como mulheres negras.

Palavras-Chave: Arte, Chorado, Dança, Quilombola.

Biografia do Autor

Sonia Regina Lourenço, PPGAS/Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso -UFMT. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2001). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (2009).  Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS-Museu Nacional/UFRJ. Sócia-efetiva da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Na UFMT, tem desenve pesquisa e extensão com comunidades quilombolas de Chapada dos Guimarães e povos indígenas (Umutina, Boé-Bororo, Manoki), Mato Grosso.Tem experiência na área de Etnologia Indígena, Antropologia da Música, Antropologia Afro-Brasileira, Antropologia da Arte.

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Publicado

2024-12-31