Desvio e normatização na peça “Navalha na carne”: um estudo de interacionismo simbólico

Autores

  • Ana Flávia Barboza Garcia anaflaviagarcia22@gmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

10.48074/aceno.v11i27.17504

Resumo

Neste estudo, investigamos os processos de normatização e rotulagem de desvio na obra "Navalha na Carne" (1967) de Plínio Marcos. A peça retrata a marginalização cujo estigma transcende o teatro, impactando fortemente os espectadores conservadores. O objetivo é compreender como uma parcela da sociedade recebia a obra, utilizando conceitos da Antropologia Social, especialmente a perspectiva de interacionismo simbólico de Howard Becker. Após exposição e análise das fontes, foi possível entender que não apenas os órgãos de censura agiam deliberadamente com o intuito de proibir a peça, mas também um determinado segmento social, em especial, instituições católicas. Além disso, os processos de normatização impostos por essas instituições demonstraram como os personagens e suas práticas eram percebidos como desviantes, representando uma ameaça à ordem social.

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Publicado

2024-12-31