Escola do cansaço: gestão do desempenho e racionalidade bio/necro/política na educação neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i26.17236


Resumo

Como a governamentalidade do neoliberalismo construiu uma racionalidade que reconhece o sacrifício da vida (do tempo, das relações, das diferenças, da ética e da estética) ou dos modos de vida como dispositivo central para a construção da educação escolar? Partindo deste questionamento, analisa-se como a escola tem se convertido na modernidade tardia em uma tecnologia central para a constituição de subjetividades precarizadas pela racionalidade bio/necro/política da educação neoliberal.

Biografia do Autor

  • Rafael Araldi Vaz, UNIPLAC

    Graduado em História pela UDESC. Doutor e mestre em História Cultural pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Líder do NuPEB (Núcleo de Pesquisa em Educação Básica). E-mail: rafaelvaz@uniplaclages.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1617-4761 

  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, FURB

    Graduado em Psicologia pela UNESC. Mestre em Psicologia pela UFSC. Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor do Departamento de Psicologia da FURB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas da FURB. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. E-mail: rsoler@furb.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7286-3129

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Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Artigos Livres