Histórias de vida e trajetórias acadêmicas de estudantes LGBTQIA+ e suas implicações na escolha da profissão docente

Autores

  • Ana de Luanda Borges Braz da Silva luanda.educ@gmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Lúcia Isabel da Conceição Silva conceicao@gmail.com
    Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i26.17232


Resumo

RESUMO

Este artigo discute as experiências educacionais vividas por jovens LGBTQIA+, estudantes da Universidade Federal do Pará e os caminhos que levaram esses sujeitos a escolha de licenciaturas e/ou a sala de aula como local de sua profissão. Em seu corpo teórico, tecemos o debate acerca dos ideais presentes na construção do modelo de nação e a as relações sociais em torno da vivência de sujeitos dissidentes da norma. Por fim, a pesquisa demonstra, as deficiências neste sistema de ensino, ao mesmo tempo em que traz à tona possibilidades para o planejamento e organização de ações voltadas para a resolução de tais questões.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Artigos Livres