Centro de Culturas Indígenas da UFSCar: estratégia de resistência nos desafios e nas lutas dos(as) estudantes indígenas universitários(as)
DOI:

Resumo
Este artigo traz um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “Processos Educativos do Centro de Culturas Indígenas: indiagem, acolhimento, desafio e conquista na Universidade Federal de São Carlos” que foi realizada junto com 15 estudantes indígenas de 9 cursos de graduação da UFSCar. Nosso objetivo é destacar falas e reflexões que se relacionam aos desafios enfrentados cotidianamente por indígenas no ensino superior, marcados pela diferença e o preconceito, desde o ingresso, passando pelas dificuldades da permanência, até o sonho da formatura, e para alguns(mas) chegar ao novo espaço a ser conquistado da Pós-Graduação. Com isso, abordamos o coletivo indígena como estratégia desenvolvida por eles(as) para o enfrentamento dessas realidades e a afirmação de suas identidades, em que desafio e conquista se tornam uma categoria analítica para abordarmos a presença/ausência indígena na universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.