Centro de Culturas Indígenas da UFSCar: estratégia de resistência nos desafios e nas lutas dos(as) estudantes indígenas universitários(as)

Autores

  • Marcos José de Aquino Pereira marcosdiaquino@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) https://orcid.org/0000-0003-2753-1656
  • Claudiana Brazão Lopes Baré barelopes@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) https://orcid.org/0009-0008-5123-855X
  • Jocimara Braz de Araújo Pataxó jocipataxo@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) https://orcid.org/0009-0006-7621-8040
  • Pedro Manoel da Silva Santos Pankararu pedromanoelpg@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) https://orcid.org/0000-0001-7642-6129

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i26.17215


Resumo

Este artigo traz um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “Processos Educativos do Centro de Culturas Indígenas: indiagem, acolhimento, desafio e conquista na Universidade Federal de São Carlos” que foi realizada junto com 15 estudantes indígenas de 9 cursos de graduação da UFSCar. Nosso objetivo é destacar falas e reflexões que se relacionam aos desafios enfrentados cotidianamente por indígenas no ensino superior, marcados pela diferença e o preconceito, desde o ingresso, passando pelas dificuldades da permanência, até o sonho da formatura, e para alguns(mas) chegar ao novo espaço a ser conquistado da Pós-Graduação. Com isso, abordamos o coletivo indígena como estratégia desenvolvida por eles(as) para o enfrentamento dessas realidades e a afirmação de suas identidades, em que desafio e conquista se tornam uma categoria analítica para abordarmos a presença/ausência indígena na universidade.

Biografia do Autor

  • Marcos José de Aquino Pereira, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação (UNISAL), graduado e licenciado em Filosofia (USJT), vice-líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala" (NALDEIA) e membro da "Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana" (SPQMH) e do grupo de pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos".

  • Claudiana Brazão Lopes Baré, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA)
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar, do PET Indígena "Ações em Saúde" e do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala" (NALDEIA), pertencente ao povo Baré.  
  • Jocimara Braz de Araújo Pataxó, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA)

    Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos, Bacharel em Biblioteconomia (UFSCar), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar e do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala" (NALDEIA), pertencente ao povo Pataxó.

  • Pedro Manoel da Silva Santos Pankararu, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Culturas Indígenas da UFSCar/ Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA)
    Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos, Licenciado em Pedagogia (UFSCar), liderança do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar e participante do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala" (NALDEIA), pertencente ao povo Pankararu.  

Downloads

Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Dossiê Temático Identidades, diferenças e violência na cultura universitária