Uma presença marcante no processo de revitalização populacional, sociocultural e territorial: as Irmãzinhas de Jesus junto ao povo Apyãwa

Autores

  • Mara Maria Dutra mara.dutra@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-3944-9107
  • Aumeri Carlos Bampi aumeri@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este estudo objetiva investigar a influência e a participação das Irmãzinhas de Jesus junto ao povo indígena Apyãwa, quando, a partir de 1952, foram morar junto a eles, contribuindo para sua sobrevivência, conservando seu modo de vida tradicional. Com base em um levantamento histórico e por meio de entrevistas realizadas com 27 indígenas Apyãwa, a presença dessas religiosas na aldeia garantiu não só a sobrevivência dos indígenas bem como uma vida fraterna, cuidados com a saúde e manutenção do território. A fim de compreender os seus direitos e lutar por eles, foi-lhes ensinada a língua portuguesa, construída uma escola, considerada um espaço de movimento de lutas. Os resultados demonstram que a presença da Fraternidade das Irmãzinhas de Jesus, durante 65 anos, foi/é de grande relevância, pois suas ações contribuíram para o crescimento populacional, a formação social e demarcação territorial do povo Apyãwa.

Biografia do Autor

Mara Maria Dutra, Universidade do Estado de Mato Grosso; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Santo Ângelo (1988), Especialização em Educação Especial e Inclusão- Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, ICE (2008), Especialização em PROEJA- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (2012) e Mestrado em Ciência Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). É doutoranda em Ciências Ambientais junto à UNEMAT. Atuou na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como tutora nos cursos de Pedagogia e Especialização em Educação Especial e Inclusiva (2007-2009). Foi professora de disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciaturas e nas Pós-Graduações Lato Sensu do IFMT Campus Confresa (2010-2017). Atualmente é professora do IFMT Campus Barra do Garças. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusão e Educação Indígena.

Downloads

Publicado

2024-12-31