Matriz curricular densa no Cefet-MG: violência simbólica e impactos na vida acadêmicas dos alunos

Autores

  • Eduarda Lana contatoeduardalana@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Andreia Santos andossantos@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gabriele Viveiros gabrieleviveiros8@gmail.com
  • Luiz Claudio Teodoro teodorolca6@gmail.com
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i26.17200


Resumo

A proposta deste trabalho é fazer uma discussão sobre a violência simbólica a que os alunos da educação profissional e tecnológica estão submetidos. Mais especificamente sobre os alunos do ensino médio integrado do CEFET MG. Estes discentes têm uma carga horária extensa, com a formação geral e o curso técnico. Isso cria uma série de consequências negativas na vida destes alunos. Para coleta de dados foi utilizado grupos de discussão. A análise dos dados apontou a sobrecarga acadêmica e impactos para a transição para a vida adulta.

Biografia do Autor

  • Eduarda Lana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Cientista social em formação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui experiência em Ciências Sociais, concentrando-se na avaliação e monitoramento de políticas públicas voltadas para adolescentes. Trabalhou com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, participando da análise, elaboração de relatórios, e no planejamento e execução de oficinas para jovens. Também atuou com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Defensoria Pública da União, no mapeamento dos indígenas venezuelanos Warao em Belo Horizonte. Além disso, contribuiu com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em um estudo qualitativo de natureza descritiva. Atualmente, atua no Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! e participa do Programa de Residência Pedagógica no CEFET-MG.

  • Andreia Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto IV e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Editora da Revista Em sociedade -Revista do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, educação, violência, acidentes de trânsito e criminalidade. 

  • Gabriele Viveiros

    Graduanda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ao longo de sua jornada acadêmica, destaca-se sua participação como bolsista de Iniciação Científica em projetos com ênfase na análise temática da produção acadêmica acerca do cenário urbano em Belo Horizonte. Também fez parte do programa Residência Pedagógica, atuando na instituição CEFET-MG. Ademais, contribuiu para o mapeamento de refugiados venezuelanos em Belo Horizonte, promovido pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Destaca-se também sua participação em cursos e certificações relacionados à violência institucional e à criminologia crítica, esta última construída a partir de perspectivas latino-americanas, evidenciando seu interesse e dedicação aos estudos sobre violência e criminologia.

  • Luiz Claudio Teodoro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Pós-Doutorando no Programa de Pós Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro com ênfase em políticas públicas e doutorado em Ciências Sociais pela PUC Minas com ênfase em Ciência Política - políticas públicas. Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tenológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. Avaliador institucional Externo do SINAES, para o ato autorizativo de credenciamento do BASis/INEP/MEC (Sistema Nacional). 

Downloads

Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Artigos Livres