Regime normativo cisgênero e a permanência das pessoas trans nas universidades
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Resumo
O artigo tem por objetivo apresentar as experiências de acesso e permanência de uma trans universitária da Universidade Federal de Ouro Preto em articulação com as questões sinalizadas por estudantes trans de outras Universidades tendo, principalmente, como referência para análise das narrativas o conceito de cisgeneridade. Destacam-se como referenciais teóricos a produção de autoras transfeministas (Viviane Vergueiro, 2016; Sofia Favero, 2015; Megg Rayara de Oliveira, 2021; Letícia Nascimento, 2021) e pesquisadoras e pesquisadores que se dedicaram ao estudo das transexualidades na Educação (Catarina Dallapícula, 2021; Neil Franco, 2018; Pablo Roncón, 2021). Por fim, os resultados apontam que a permanência de estudantes trans nas instituições de Ensino Superior apresentam desafios específicos, porém, se aproximam em relação às opressões que se relacionam ao regime de verdade atrelado à cisgeneridade, tornando-se necessária visibilização de tais experiências e o empoderamento de tais pessoas como forma de romper com tal lógica dominante.
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