Psicoterapia on-line: ampliações e limitações do setting terapêutico

Autores

  • Sabrina Andrade Rocha sabrina.andrade.rocha@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Marciana Gonçalves Farinha farinhamarciana@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA https://orcid.org/0000-0002-2024-7727

DOI:

10.48074/aceno.v11i27.16835

Resumo

A psicoterapia on-line ou mediada por TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no Brasil já era prevista nas  resoluções (nº 12/2005; nº 11/2012; nº 11/2018) publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). No ano de 2020 devido a pandemia de COVID-19, a psicoterapia on-line passou de uma possibilidade para uma ferramenta essencial. O objetivo geral deste estudo foi conhecer quais os fatores são importantes no setting terapêutico on-line, incluindo possibilidades e (im)possibilidades. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou o método fenomenológico. Foram realizadas 10 entrevistas com psicólogos que realizam atendimento on-line à população. As entrevistas foram realizadas com psicólogos formados há pelo menos 5 anos, que realizam atendimento on-line e são cadastrados em um programa de atendimento psicológico on-line. 

Biografia do Autor

Sabrina Andrade Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduada em Psicologia pela ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara- GO (2015-2019).
Pós Graduada em Clinica Humanista Fenomenológica Existencial pelo Instituto Suassuna (2019-2021).
Pós Graduada em Psicologia do Trânsito e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UniAmérica (2021-2022).
Pós Graduada em Psicoterapia On-line pela Unyleya (2021-2022).
Pós Graduada em Didática do Ensino Superior e em Gestão de Risco e Cybersegurança pela Faculdade Focus (2021-2022).
Pós Graduada em Gestão de Clínicas e Consultórios pela Unopar (2021-2022).
Com formação em Abordagem Centrada na Pessoa.
Mestrado em andamento em Processos Psicossociais em Saúde e Educação (UFU - 2022-2024).
Psicóloga Clínica desde 2020.

Marciana Gonçalves Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

É professora pública Federal desde 2011. Possui Licenciatura (1997) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP em Ciências, subárea Psicologia, área de concentração Fenomenologia (2001) e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2006) área de concentração Saúde Mental e Fenomenologia (2006). Trabalhou em clínica psicológica na vertente das abordagens Fenomenológicas-Existenciais como Existencial e Gestalt com atendimento a crianças, adolescente e adulto (1999-2011). Atuação em clínica de Acompanhamento Terapêutico (1999-2011). Atendimento em Ambulatório de Saúde Mental (2000 ? 2011) realizando atendimento à crianças, adolescentes e adultos. No Ensino Superior atuou como professora na Graduação em diversas Instituições de Ensino Público e Privado em cursos de Psicologia e outros e Pós-Graduação. Atualmente se dedica à docência na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Se dedica em pesquisas nas áreas de Psicologia Clínica, Gestalt, Fenomenologia, Saúde Mental, Tratamento e Prevenção Psicológica.

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Publicado

2024-12-31