Iluminação dos Mortos: ritual e memória-hábito do nordeste paraense no Cemitério São Pedro em São João de Pirabas, Amazônia
DOI:

Resumo
A Iluminação dos Mortos é um ritual de tradição comum no/do nordeste paraense e é popularmente reconhecida dadas as práticas que ocorrem nos cemité-rios e seus arredores no Dia de Finados. Tal ritual consiste na manutenção das se-pulturas, pintura, limpeza, entre outros cuidados, além da prática que dá nome ao rito, o acendimento de velas em todos os jazigos/túmulos cemiteriais, ação que é feita em família ou individualmente. No momento em que as velas são acesas, con-tam-se histórias sobre o morto em vida e fazem-se orações com o intuito de iluminar o ente sepultado para a luz. Junto desta tradição, durante a iluminação, bebe-se o mingau de manicuera, “a bebida dos mortos”, tradicionalmente preparada nessa data por fazer parte e agenciar o ritual há décadas. Este ensaio fotoetnográfico cap-turou essas ritualidades em Finados de 2018, compreendendo suas simbologias, participação popular e seus processos-rituais coletivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.