Ecofeminismo ecosófico: cartografias do corpo-território na pesca artesanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i27.16261


Resumo

O que torna o território das águas um território sagrado? Esta pergunta é uma das ressonâncias das cartografias de mulheres de comunidades tradicionais pesqueiras que nos fazem ver e falar de uma tese defendida pelo primeiro autor e corroborada pelas coautoras: os modos de existência e de resistência à vida e à morte racializadas e sua transfiguração enlaçam passado, presente e futuro. Trata-se de um ecofeminismo ecosófico que implica quatro ecologias: ecologia social, ecologia mental, ecologia ambiental e ecologia da ancestralidade.

Biografia do Autor

  • Maylla Maria Souza Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

    Mestra em psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Bacharel em psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), psicóloga na instituição APAE Ilha Grande –PI, atua no campo da psicologia coletiva desenvolvendo pesquisas nas comunidades tradicinais pesquiras do Brasil a partir da Pedra do Sal/Parnaíba- PI e localidades vizinhas, cartografando processos de luta e resistência dos povos e comunidades tradicionais pesqueiras.

  • Gizelly de Castro Lopes, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

    Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, participante do curso de Formação em Esquizoanálise pela escola Nômade de Filosofia e membra do TeArES - Tenda de Artes e Educação em Saúde (UFDPar). Possui graduação em Psicologia com ênfase em Saúde Coletiva e Pós-graduação (Especialização) em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. É facilitadora popular em saúde em diversos grupos minoritários e comunitários. Atua como psicóloga e tem experiência na Saúde Coletiva. Estuda e pesquisa nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde Mental, Clínicas Esquizoanalíticas, Cartografia, Análise Institucional nos processos de criação artística e de produção de saúde.

  • Alessandra Sávia da Costa Masullo, Universidade Federal do Ceará

    Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, graduada em Serviço Social/UEC, com pós-graduação em História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes/UFC e em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais/UEC. É professora tutora do curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. É Educadora Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Pesquisadora colaboradora dos núcleos: Núcleo de Africanidades Cearenses/UFC, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Juventudes/UFPI/CMRV, pesquisadora colaboradora do Núcleo de estudos sobre Gênero, Raça, Classe e Trabalho da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Downloads

Publicado

2024-12-31