Figurações docentes: entre desobediências, sementes e desejos de potência

Autores

  • Cristiane Bremenkamp crisbremenk@gmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Fabio Hebert fabiohebert@gmailo.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Carolina Freitas mariacarol.andrade@gmail.com
    Universidade do Estado de Minas Gerais UFMG
  • Maria Elizabeth Barros de Barros betebarros@uol.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo/ Departamento de Psicologia

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15651

Resumo

A experiência brasileira de estratégias docentes durante a emergência da pandemia do Covid-19 e os modos de enfrentamento à escalada do ultrarreacionarismo e das práticas fascistas nas escolas foi a temática deste artigo que recolhe fragmentos dessa experiência, criando um arquivo de memória que se instalam no acaso e no instante, no agora, entendendo que a memória confere sentido às experiências. Pensa a docência em tempos de pandemia e fascismo tropical, e cria figuras outras para docentes.

Biografia do Autor

Cristiane Bremenkamp, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará

Fabio Hebert, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Psicologia da UFES

Maria Carolina Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais UFMG

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo