Agonísticas cosmológicas: uma genealogia do feitiço capitalista lançado pelos militares aos povos Yanomami

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15639

Resumo

A partir da noção nietzscheana de genealogia, mobilizada por meio da analítica foucaultiana para tratar de um campo agonístico caracterizado por duas cosmologias em embate, propomos uma análise dos discursos proferidos por representantes das forças armadas brasileiras contra os povos Yanomami. Para isso, adotamos a perspectiva de Davi Kopenawa e Bruce Albert na compreensão do feitiço capitalista.  

Palavras-chave: Perspectivismo; Cosmologia; Feitiçaria; Jair Messias Bolsonaro (1995-); Militares.

Biografia do Autor

Pablo Ornelas Rosa, Universidade Vila Velha

Pós-Doutor em Sociologia (2014) pela Universidade Federal do Paraná, em Psicologia Institucional (2020) e em Saúde Coletiva (2018) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Mestre em Sociologia Política (2008). Bacharel em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina . Doutorando em Psicologia Institucional pela UFES. Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional), da Universidade Vila Velha, no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Mestrado Profissional) do Centro Universitário Vale do Cricaré, e no Curso de Especialização em Direito Penal e Criminologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aknaton Toczek Souza, Universidade Católica de Pelotas

Doutor em Sociologia, Mestre em Sociologia, Especialista em Sociologia Política, Especialista em Direito Penal e Criminologia, Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Paulista. Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas.

Pedro Augusto Costa Bordallo, Universidade Vila Velha

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo