Enfrentamentos e dispersões: agência, força e ação política no Terecô de Codó (MA)

Autores

  • Lior Zisman Zalis liorzzalis@gmail.com
    Universidade de Coimbra
  • Conceição de Maria Teixeira Lima cittalima@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Maranhão
  • Martina Ahlert ahlertmartina@gmail.com
    UFMA

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15637

Resumo

A partir do trabalho de campo que realizamos na cidade de Codó (MA), na companhia de terecozeiros e entidades, pretendemos estender a ideia de enfrentamento às práticas cotidianas a partir da cosmologia do Terecô, religião de matriz africana. Relatos de resistência como uma dança gingada, uma gargalhada, uma vela e um feitiço são, gestualidades e práticas que fazem parte de um saber-fazer que vai para além de situações de ataque ou perseguições aos religiosos. Elas indicam, antes, movimentos possíveis, formas particulares de agência e reunião. Ao recuperar registros, escutas, vivências e memórias que escutamos junto aos terecozeiros, pretendemos explorar modos próprios de agência que complexificam as relações entre o político e o religioso, o público e o privado, o humano e o não humano.

Biografia do Autor

Lior Zisman Zalis, Universidade de Coimbra

Lior Zisman Zalis é doutorando em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o projeto "Espiritualidades Insurgentes e Políticas Encantadas", financiado pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (FCT). Possui Mestrado em Estudos Comparados de Literatura, Arte e Pensamento pela Universidad Pompeu Fabra (2019), formado em Teoria Crítica e Estudos Museológicos pelo Programa de Estudos Independentes (PEI) do Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona em Estudos e graduação em Direito com especialidade em "Estado e Sociedade" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É também investigador colaborador do Grupo de Trabalho POLICREDOS e do Laboratório de Estudos de Antropologia da Política (UFMA). 

Conceição de Maria Teixeira Lima, Universidade Federal do Maranhão

Conceição Lima é graduada em Ciências Sociais e mestre na mesma área na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente realiza seu doutorado em Ciências Sociais na UFMA.

Martina Ahlert, UFMA

Martina Ahlert é antropóloga, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, onde coordena o Laboratório de Estudos em Antropologia Política. É graduada em ciências sociais (UFRGS), mestre (UFSC) e doutora em Antropologia Social (UnB). Possui pós-doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo