No auditório com Georges Canguilhem: o que é a Psicologia?

Autores

  • Janaina Madeira Brito jhanybrito@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros betebarros@uol.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-1123-4374

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15616

Resumo

O artigo apresenta um debate feito por Georges Canguilhem no ensaio O que é a Psicologia? quando indica a (im) possibilidade de uma unificação entre psicologias que carregam diferentes ideias de homem, de formação, de cognição, desenvolvimento, saúde, socialização... Dirige-se para um debate sobre as particularidades da Psicologia como um campo epistêmico autônomo. O argumento foi encontrar no autor uma oportunidade para uma política da lembrança, que já se sabe perene. Traz essa clássica obra de Georges Canguilhem reconhecendo que a lembrança de um texto e o labor que imprime é ato de resistência numa sociedade que subtrai, sob o efeito da educação de massa, as chances de arriscar, fracassar, experimentar projetos onde a imaginação comparece em força. O artigo exercita ressonâncias imprevisíveis do evento passado, no hoje, marcado de aberturas.

Biografia do Autor

Janaina Madeira Brito, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga/Psicanalista, pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI-UFES) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga/Professora titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Psicologia Institucional e de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2024-02-10