Gingar nas Encruzilhadas: a Nação Zambêracatu (re) encantando a cidade de bits e tijolos

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15602

Resumo

Resumo: Esse texto tem como força motriz acompanhar as imbricações entre a Nação Zambêracatu, o Maracatu da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e a urbe, seja ela “de asfaltos e tijolos” ou midiatizada. Por meio de uma experiência etnográfica, transcorrida entre 2020-2022, apostamos no “gingar nas encruzilhadas” como ferramenta para esmiuçar os usos e (re) apropriações do espaço citadino por parte deste coletivo, de modo particular, as suas práticas miúdas, malandras e marginais que golpeiam os adversários através de malabarismos estéticos e inventivos.

Biografia do Autor

Matheus Barbosa da Rocha, UFRN

Matheus Barbosa da Rocha é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mesma instituição em que trabalhou como professor substituto (2019-2020). Integrante do grupo de pesquisa "Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência" do PPGPSI-UFRN. Atua no campo da Saúde Coletiva, Educação e Direitos Humanos. No âmbito da pesquisa, tem interesse em trabalhos interventivos e participativos, principalmente junto às seguintes temáticas: cidade e processos urbanos; cultura popular; educação popular em saúde; políticas cotidianas de populações historicamente marginalizadas; religiosidade e tradições afro-brasileiras e descolonização do conhecimento.

Maria Teresa Nobre, UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO-1984), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006) e Pós-doutorado na mesma área, também na UFC (2017) com passagem pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) como Investigadora Visitante durante parte do estágio pós-doutoral. Foi docente da Universidade Federal de Sergipe entre 1991 e 2011. Professora Associada aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de 2012, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Membro do Grupo de Estados e Pesquisa sobre Política, Produção de Subjetividades e Práticas de Resistência (GENTILEZA-UFRN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC-UFS). Participa do GT Políticas de Subjetivação e Invenção do Cotidiano da ANPEPP, é Membro do Conselho Consultivo do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio da UFRN e apoiadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. Realiza trabalhos de pesquisa-intervenção na perspectiva da Análise Institucional atuando principalmente nos seguintes campos: direitos humanos, políticas públicas, gênero, cidade e etnografias urbanas.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo