Encantamento na escola: a convivência como via de cuidado em saúde mental com jovens.

Autores

  • Ariadna Patricia Estevez Alvarez ariadna.alvarez@fiocruz.br
    Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz https://orcid.org/0000-0003-1067-209X
  • Gabrielle Paulanti de Melo Teixeira gabrielle.teixeira@fiocruz.br
  • Gregorio Galvão de Albuquerque gregorio.albuquerque@fiocruz.br
  • Simone Goulart Ribeiro simone.ribeiro@fiocruz.br
  • Thaina de Camargo Amaral de Miranda thaina.miranda@fiocruz.br

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15573

Resumo

O propósito do artigo é compartilhar a experiência de criação do Espaço Convivência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz como via de encantamento na escola. Problematizamos as ações de cuidado em saúde mental com jovens na escola ao propormos atividades artístico-culturais coletivas e abertas que rompem com o desencantamento da vida.  As quatro experiências narradas mostraram que a escola que se encanta em conviver deve ser construída na encruzilhada de espaço educativo e de cuidado comprometida com a construção de caminhos capazes de transformá-la. 

  

  

  

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo