Entre atos, performances e identidades: a produção de modos de vida em dissidências em uma Penitenciária de Segurança Média do Espirito Santo

Autores

  • Ramon Pinto Valim ramonpv93@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexsandro Rodrigues xela_alex@bol.com.br
    eUniversidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Figueiredo Louzada paulalouzada27@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15377

Resumo

Este artigo apresenta alguns elementos de uma narrativa de intervenção na unidade prisional capixaba exclusiva para o aprisionamento da população LGBTQIA+. O texto, discorre sobre alguns elementos desse processo, reportando-os a alguns conceitos operantes apresentados principalmente por Michael Foucault e Judith Butler. Propõe-se evidenciar a vivência LGBTQIA+ em interface com os aparelhos tecnológicos de punição e sujeição, atravessados principalmente pelo elemento da sexualidade e pela perfomatividade de gênero, sendo esse ou um dispositivo de sujeição, ou de resistência.

Biografia do Autor

Alexsandro Rodrigues, eUniversidade Federal do Espírito Santo

Pós Doutor em Psicologia. Doutor em Educação. Professor Associado III do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na disciplina: Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Interesses de pesquisa: Produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores e trabalhadores culturais.

Ana Paula Figueiredo Louzada, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Mestre em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2009), Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Curso de Psicologia e do Programa de pós-graduação em Psicologia Institucional, UFES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase nas propostas grupalistas e processos educacionais e formativos.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo