“A gente não pode ir lá atrás” : o quintal, os trabalhadores do lixão e a escola comunitária de educação infantil

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i23.15135

Resumo

Algumas das importantes contribuições dos estudos, antropológicos e sociológicos da criança e das infâncias é considerar a agência das crianças e, reconhecer a infância na sua pluralidade. Apresentamos o ensaio fotográfico artesanal constituído a partir de uma etnografia com crianças da escola comunitária de Educação Infantil, localizada dentro de um aterro sanitário, representado emicamente como Lixão, no litoral norte gaúcho, Brasil. Os estranhamentos reverberaram da costura artesanal apreendidas na pluralidade dos olhares e lentes das crianças em diálogo com as singularidades do contexto, revelando subjetividades dos interlocutores – crianças e os/as trabalhadores/as – no cotidiano da escola comunitária de Educação Infantil e do lixão, de modo indissociável.

Biografia do Autor

Vanessa Silva Bernardes, UERGS

Graduada em Pedagogia (FACOS-UNICNEC, 1999). Especialista em Psicopedagogia- Clínica e Institucional (FUCAP, 2011). Especialista em Educação para diversidade (UFRGS, 2012). Especialista em Gestão da Educação (UFRGS, 2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional (PPGED/UERGS, 2021). Membro do Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas (GEPRACO/ CNPq). Professora no Sistema Municipal de Ensino de Capão da Canoa (2010), na área da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais). Atualmente atua na Gestão da EMEI Carrossel. Tem interesse na área dos Estudos das Infâncias e Educação Infantil.

Leandro Forell, UERGS

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Tem desenvolvido pesquisas em em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Educação estudos etnográficos e formação continuada e permanente . Possui interesse em estudos históricos que relacionem educação a Políticas Públicas.

Fabiana Gazzotti Mayboroda, UNICNEC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É supervisora escolar do município de Capão da Canoa e Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos