"Misturar para (r)existir": refletindo sobre as relações da patrimonialização e ações de salvaguarda da Cachoeira de Iauaretê-AM
DOI:
10.48074/aceno.v10i23.14582Resumo
Este ensaio resulta do andamento de atividades de campo e reflexões de minha proposta de pesquisa de doutorado, das leituras dos textos e discussões das aulas da disciplina curriculares, bem como de meu exercício profissional como técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN, atividade que ingressei em 2019. Desta forma, a pesquisa refletirá a minha atuação (produção técnica, elaboração de projetos e o desenvolvimento da política nacional de salvaguarda. Para este trabalho refletirei sobre as relações e experiências vividas durante a execução das Oficinas de Salvaguarda da Cachoeira de Iauaretê, realizadas em julho de 2022. As oficinas foram atividades de mobilização e articulação para o fomento de ações de promoção e sustentabilidade do Patrimônio, com pelos participação dos detentores (Denominação dada às pessoas que integram comunidades, grupos, segmentos e coletividades que possuem relação direta com a dinâmica de produção e reprodução de determinado bem cultural imaterial e/ou de seus bens culturais associados- IPHAN, 2017).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.