Arte indígena na cidade: reflexões sobre patrimônio e territorialidade

Autores

  • Nauíra Zanardo Zanin nauira@nauira.arq.br
    Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ivone Maria Mendes Silva ivonemmds@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-0058-091X
  • Alana Zanardo Mazur azanardomazu@umass.edu
    Anthropology, University of Massachusetts, Amherst https://orcid.org/0000-0003-3197-7802
  • Fabrício José Nazzari Vicroski fabriciopolska@hotmail.com

DOI:

10.48074/aceno.v10i23.14577

Resumo

O presente artigo aborda, de forma interdisciplinar, a territorialidade indígena, sua ancestralidade e contemporaneidade, focando na produção artística e suas manifestações enquanto patrimônio cultural. Apresentamos inicialmente aspectos ancestrais da territorialidade indígena e seus vestígios enquanto arte que materializa uma história e justifica ações de reconhecimento territorial, avançando no tempo para verificar como a arte indígena contemporânea se manifesta enquanto “artivismo” em diferentes contextos, como ferramenta de luta em defesa de seus direitos e seus modos de vida.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura da instituição e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, Social e da Saúde.

Alana Zanardo Mazur, Anthropology, University of Massachusetts, Amherst

Alana Mazur (she/ela) is a Ph.D. student in Anthropology. Her current research interests lie across the intersections of cultural anthropology, environmental anthropology, migration, and science and technology studies. Mazur has investigated the connections between transnational and global political economies and settler colonial formations across the Americas through an interdisciplinary and comparative lens. In this line, her master thesis highlights how Indigenous women’s aesthetics of resistance to the nation-state and its mechanisms of dispossession interrelate on local and transnational dimensions. Through a multimodal approach, Mazur’s research has centered on Indigenous, Black, and feminist of color scholarship, decolonial theories, and queer of color critique. In doing so, she has examined how Indigenous women’s social movements, politics, scholarship, visual arts, performance, poetry, filmmaking, hip-hop, and social media platforms become spaces for collective political engagement in Brazil, the United States, and Canada. As such, her research stresses how these spaces become vehicles for refusal and contestation of settler biopolitical policies, state violence, Indigenous erasure, gendered and racialized discourses, and resource extraction across geopolitical borders. Building on these analytical frameworks, Mazur aims at contributing to scholarship invested in social change, participatory research, and decolonial praxis.

Education:
Present – Ph.D. Anthropology, University of Massachusetts, Amherst
M.A. Obama Institute for Transnational American Studies, Johannes Gutenberg University Mainz, Germany
B.A.: English and Translation Studies from Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Fabrício José Nazzari Vicroski

Arqueólogo do Núcleo de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo. Pós-Doutorando do PPGH/UPF (bolsista PNPD Capes). Graduado em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim. Mestre e Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com período de Doutorado Sanduíche no Instytut Archeologii da Uniwersytet Wrocławski (Polônia). Professor Colaborador nos cursos de Especialização em Cultura Material e Arqueologia (PPGH/UPF) e História, Arqueologia e Patrimônio Cultural (UNIPAR/Cascavel). Especialista em restauração de cerâmica arqueológica (IILA/IPHAN). Experiência na área de pesquisa e preservação do patrimônio cultural, desenvolvendo atividades como pesquisa de campo e laboratório, elaboração de relatórios técnicos, desenvolvimento de material educativo e informativo. 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Processos de patrimonialização e suas articulações no contexto latino-americano