Compreendendo os itinerários terapêuticos de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei: invisibilidade e vulnerabilidade

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i22.14497

Resumo

Nessa pesquisa, consideramos o Itinerário Terapêutico (IT) como o curso de ação que a pessoa com transtorno mental em conflito com a lei percorre ao ingressar no sistema de justiça criminal através da Audiência de Custódia (AC), e que caminhos são desenvolvidos em busca de cuidados, dentro do contexto envolvendo saúde e justiça. A pesquisa de carater qualitativo, foi realizada com 03 pessoas em sofrimento psíquico que foram  autuadas em flagrante delito e levadas até a AC na região metropolitana de Vitória (ES/Brasil). Os resultados/discussão foram descritos a partir dos três casos denominados: Maradona e o pedido inusitado ao juiz; Zico entre o ambíguo registro no auto de prisão em flagrante e o apoio familiar, e por fim; Garrincha e seu irmão advogando pela sua prisão. Conclui-se que autilização dos IT como ferramenta avaliativa permitiu um novo olhar diante do problema envolvendo saúde e justiça, dando lugar de fala aos autuados, buscando identificar as reais e mais urgentes necessidades dessas pessoas.

Biografia do Autor

Bruno da Silva Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Saúde Coletiva e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Psicólogo e professor universitário. Atuou por dez anos no sistema prisional do Espirito Santo, onde três deles foram dedicados ao trabalho na audiência de custódia.

Francis Sodré, Universidade Federal do espírito Santo

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Pablo Cardozo Rocon

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto de Saúde Coletiva e da Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos Livres