Compreendendo os itinerários terapêuticos de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei: invisibilidade e vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v10i22.14497


Resumo

Nessa pesquisa, consideramos o Itinerário Terapêutico (IT) como o curso de ação que a pessoa com transtorno mental em conflito com a lei percorre ao ingressar no sistema de justiça criminal através da Audiência de Custódia (AC), e que caminhos são desenvolvidos em busca de cuidados, dentro do contexto envolvendo saúde e justiça. A pesquisa de carater qualitativo, foi realizada com 03 pessoas em sofrimento psíquico que foram  autuadas em flagrante delito e levadas até a AC na região metropolitana de Vitória (ES/Brasil). Os resultados/discussão foram descritos a partir dos três casos denominados: Maradona e o pedido inusitado ao juiz; Zico entre o ambíguo registro no auto de prisão em flagrante e o apoio familiar, e por fim; Garrincha e seu irmão advogando pela sua prisão. Conclui-se que autilização dos IT como ferramenta avaliativa permitiu um novo olhar diante do problema envolvendo saúde e justiça, dando lugar de fala aos autuados, buscando identificar as reais e mais urgentes necessidades dessas pessoas.

Biografia do Autor

  • Bruno da Silva Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Saúde Coletiva e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Psicólogo e professor universitário. Atuou por dez anos no sistema prisional do Espirito Santo, onde três deles foram dedicados ao trabalho na audiência de custódia.

  • Francis Sodré, Universidade Federal do espírito Santo

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

     

  • Pablo Cardozo Rocon

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto de Saúde Coletiva e da Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos Livres