Racismo ambiental: um estudo de caso na turma da EJA da Escola Estadual do Campo São José, no Distrito de Água Fria (MT)

Autores

  • Elisangela Maria de Amorim amorim.elismaria@gmail.com
    IFMT
  • Edson Gomes Evangelista edson.evangelista@svc.ifmt.edu.br
    IFMT
  • Ronaldo Eustáquio F. Senra bolinhasenra@yahoo.com.br
    IFMT

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.13524

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos iniciais sobre racismo ambiental. O estudo foi realizado entre os anos de 2019 e 2020, na Escola Estadual do Campo São José, localizada no Distrito de Água Fria, município de Chapada dos Guimarães – MT. Situados no recorte da pesquisa de mestrado que buscou compreender as percepções dos alunos da EJA sobre educação e racismo ambiental, através da pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, com entrevista não estruturada, análise documental e devido o advento da pandemia Covid-19, foi aplicado questionário aberto com 09 (nove) questões com perguntas abertas e também transcrição de áudios. Foi privilegiado a produção do grupo Modernidade-Colonialidade, pelo seu potencial crítico para discurso das relações entre a educação e o racismo ambiental.

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Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Artigos Livres