Epistemologias, metodologias e questões éticas em pesquisas com abordagens em diversidades sexuais e de gênero

Autores

  • Moisés Lopes sepolm@gmail.com
    Departamento de Antropologia e PPGAS/ UFMT https://orcid.org/0000-0002-7506-707X http://lattes.cnpq.br/7283665644270921
  • Estevão Fernandes estevaofernandes@gmail.com
    UNIR e PPGAS/UFMT
  • Mariane da Silva Pisani mariane.pisani@uft.edu.br
    UFNT e PPGAnt/UFPI
  • Simone de Oliveira Mestre simone.mestre@unifal-mg.edu.br
    UNIFAL/MG e PPGS/ UFMG

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.12965

Resumo

Este dossiê busca congregar pesquisas e reflexões em torno das diversidades sexuais e de gênero, com especial foco nos debates a respeito de outras possibilidades de desenvolvimento de investigações que problematizem o ponto de vista teórico-metodológico e ético constituído a partir da história colonial do Ocidente. Neste sentido, buscamos contribuições que dialogassem com os estudos feministas, LGBTs, com as leituras pós-coloniais, teoria queer e/ou tomem como ponto de discussão as epistemologias, metodologias e questões éticas que envolvam pesquisas com abordagem em diversidades sexuais e de gênero.

Biografia do Autor

Moisés Lopes, Departamento de Antropologia e PPGAS/ UFMT

Graduação (2002) e mestrado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em Antropologia Social (2010) Universidade de Brasília, Pós-Doutorado (2018) em Antropologia Social Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Universidade Federal de Mato Grosso e co-coordenador do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus/UFMT).

Estevão Fernandes, UNIR e PPGAS/UFMT

Mestre em Antropologia pela UnB (2005) e Doutor em Estudos Comparados sobre as Américas (2015). Professor na Universidade Federal de Rondônia e no Programa de Pós graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Mato Grosso.

Mariane da Silva Pisani, UFNT e PPGAnt/UFPI

Bacharela em Ciências Sociais (2010) e Mestra em Antropologia Social (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Antropologia Social (2018) pela Universidade de São Paulo. É professora e antropóloga na Universidade Federal do Norte Tocantins e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Piauí. Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Social e Interseccionalidades (ANTROPOS) aonde desenvolve pesquisas sobre Gênero e Sexualidades, Antropologia Audiovisual, Antropologia do Esportes e Práticas de Lazer.

Simone de Oliveira Mestre, UNIFAL/MG e PPGS/ UFMG

Professora substituta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Antropologia (2016) pela mesma instituição, graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013). Sócia (categoria pós graduanda) da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, autora de duas etnografias: 1) Maternidade Guerreira: Uma etnografia sobre mães de jovens encarcerados; 2) AMOR SÓ DE MÃE: drama e estigma de mães de adolescentes privados de liberdade. - Experiência docente nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Antropologia. - Interesse nas seguintes temáticas: Educação, metodologia, direitos humanos, etnografia, maternidade e gênero.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas com Abordagens em Diversidades Sexuais e de Gênero